NOTAS CONCEITUAIS ACERCA DA CIDADE CAPITALISTA E DO FENÔMENO DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
Résumé
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa concluída no âmbito do curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal Fluminense e tem como objetivo apresentar, a partir de um arcabouço conceitual crítico, uma revisão bibliográfica que estabeleça reflexões acerca da produção do espaço urbano capitalista e suas desigualdades socioespaciais, dentre as quais se destaca o conhecido fenômeno da segregação socioespacial nas cidades contemporâneas. Tendo em vista a prerrogativa do parcelamento e definição dos padrões de uso e ocupação do solo urbano, este estudo considera o Estado como um dos principais agentes produtores do espaço urbano, sendo assim, em grande medida, também responsável pela segregação residencial, devido suas intervenções urbanas seletivas ou mesmo por sua omissão.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publiée
2014-05-01
Comment citer
SOUZA, L. DA S.; CAETANO, P. G. NOTAS CONCEITUAIS ACERCA DA CIDADE CAPITALISTA E DO FENÔMENO DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 19, p. 56-74, 1 mai 2014.
Numéro
Rubrique
Artigos
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.




