A IMPORTÂNCIA DOS FILMES DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA
Résumé
Este trabalho busca demonstrar a importância da utilização de filmes didáticos na área da geografia, transformando-se numa ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem com ênfase na geografia urbana. Tendo em vista todo o processo construtivo informacional e ideológico dos filmes na construção do pensamento sobre o espaço urbano; apresentamos o desenvolvimento de uma proposta educacional, e assim discutir metodologias de aplicação de filmes em sala a fim de relacionar e contextualizar a realidade cotidiana com a que é construída pelas aulas por meio destes recursos. Através do que nos é demonstrado no Referencial Curricular, realizamos uma pesquisa para melhor entender como alguns filmes podem encaixar nas aulas, os anos para os quais são voltados e os melhores métodos para se trabalhar uma atividade utilizando-se destes filmes. Serão apresentadas metodologias para a aplicação de filmes em sala de aula, formas de se trabalhar o objeto de estudo a partir da análise da Geografia Urbana, alguns filmes que se contextualizam com o tema Geografia Urbana dentro da abordagem dos referenciais de ensino nacional.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Comment citer
SILVA, Lucas Gonçalves Muniz da; RICARDO, Barbara Fernanda Resende; FERREIRA, Jhiovana Eduarda Braghin; OLIVEIRA, Zenaide Pereira da Silva; GARCIA, Patricia Helena Mirandola. A IMPORTÂNCIA DOS FILMES DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], n. 26, p. 149–160, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/5294. Acesso em: 31 janv. 2026.




