INCORPORAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “AO SUL DA FRONTEIRA” ÀS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Francisco Fernandes Ladeira Observatório da Imprensa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma prática pedagógica realizada na disciplina de Geografia em que o documentário Ao sul da fronteira foi exibido e debatido com alunos de uma turma do Curso Técnico em Guia de Turismo do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio (PROEJA). O documentário em questão analisa as representações midiáticas sobre governantes latino-americanos politicamente à esquerda e aponta como as políticas econômicas neoliberais falharam em aliviar os graves problemas relacionados às desigualdades sociais na América Latina. Após a exibição do documentário, houve uma breve discussão em que professor e alunos destacaram as questões que mais lhes chamaram a atenção em Ao sul da fronteira. Posteriormente, o professor apresentou uma atividade proposta sobre o documentário assistido. A partir da experiência didática aqui relatada foi possível perceber uma melhor compreensão por parte dos discentes a respeito dos mecanismos de manipulação midiática, fator importante para suas formações enquanto cidadãos críticos e capazes de atuar positivamente em seus contextos sociais.

Publicado
2020-06-01
Como Citar
FERNANDES LADEIRA, F. INCORPORAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “AO SUL DA FRONTEIRA” ÀS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 31, p. 203-224, 1 jun. 2020.
Seção
Artigos