DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E PLANEJAMENTO DA PAISAGEM SOB UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA: estudo da mineração de areia e brita no Rio Paraná, município de Três Lagoas (MS)

  • Adalto Moreira Braz
  • Heloissa Gabriela Silva Sokolowski
  • Lidiane Antonia Ferreira
  • José Manuel Mateo Rodríguez

Resumo

Os problemas ambientais originados pela mineração de materiais de uso imediato na construção civil (areia e brita) e os conflitos com outras formas de uso e ocupação do solo vêm conduzindo a uma diminuição crescente de jazidas disponíveis e oferecendo os mais diversos riscos ao meio ambiente. Para evitar tais riscos ambientais é preciso se antecipar e criar um planejamento adequado para cada tipo de atividade e a paisagem na qual está presente. A ideia de planejamento da paisagem tem sido fundamental uma vez que considera a paisagem como o complexo de componentes naturais de forma sistêmica, sendo tratados como sistemas naturais ou antropológicos. Neste trabalho dispomos da Geoecologia da Paisagem como abordagem teórico-metodológica para fins de diagnosticar esses impactos ambientais em unidades de paisagens de forma sistêmica e integrada, contribuindo para fins de planejamento e/ou organização do espaço geográfico. O presente trabalho apresenta diagnóstico ambiental e as propostas elaboradas para o Porto de areia 3 Irmãos, área de mineração de areia e brita localizada no distrito Jupiá (margem direita do Rio Paraná).
Publicado
2015-11-01
Como Citar
BRAZ, A. M.; SOKOLOWSKI, H. G. S.; FERREIRA, L. A.; RODRÍGUEZ, J. M. M. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E PLANEJAMENTO DA PAISAGEM SOB UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA: estudo da mineração de areia e brita no Rio Paraná, município de Três Lagoas (MS). Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 22, p. 121-155, 1 nov. 2015.
Seção
Artigos