ANÁLISE DO USO E COBERTURA DA TERRA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA SUB-BACIA DO CÓRREGO CAMPESTRE, MUNICÍPIO DE CAMPESTRE/MG
Resumo
Este estudo desenvolveu uma análise do uso e cobertura da terra e dos conflitos identificados nas áreas de preservação permanente na sub-bacia do Córrego Campestre, no município de Campestre/MG, através do emprego da metodologia de geoindicadores. Para tanto utilizou softwares de Sistema de Informação Geográfica como o ArcMap 10.5.1 para a manipulação dos dados obtidos a partir das imagens de satélite do CBERS – 4A, disponibilizadas no portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Também fez uso das técnicas do sensoriamento remoto e do processamento digital de imagens para se obter a quantificação dos mapas elaborados; sendo eles: Mapa de Localização do Município; Mapa de Solos do Município; Mapa de Uso e Cobertura da Terra; Mapa de Conflitos de Uso e Ocupação das Áreas de Preservação Permanente do Córrego Campestre; Mapa do Modelo Digital de Elevação da Sub-Bacia do Córrego Campestre e Mapa de Uso e Ocupação na Sub-Bacia do Córrego Campestre. Através do inventário feito, constatou-se a presença de diversos conflitos nas áreas de preservação permanente, causados principalmente pela ausência de planejamento urbano, desmatamento da mata nativa, descarte irregular de lixos, lançamento de esgoto nos cursos d’água dentre outros.
PALAVRAS-CHAVE: Expansão Urbana; Geoindicadores; Impactos Ambientais; Geotecnologias; Drenagem.
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.