O ESTADO E FORMA POLÍTICA: REORDENAMENTO TERRITORIAL E EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO E DOS PERÍMETROS IRRIGADOS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO

  • Diego Pessoa Irineu de França Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho-FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente

Resumo

O processo de globalização redefine constantemente as relações socioespaciais, os arranjos territoriais e o aparato institucional para atender à lógica dos agentes hegemônicos, impulsionada pelo mercado capitalista. Neste contexto, este artigo reflete sobre a relação estrutural entre forma política estatal e os interesses privados e corporativos, especialmente pelos reordenamentos territoriais derivados das políticas estatais ligadas ao agronegócio brasileiro e aos megaprojetos de irrigação do semiárido nordestino. Ao identificar o lugar de classe do aparato estatal, mesmo encoberto pelo fetiche do “público”, entendemos que suas ações sinalizam um reposicionamento funcional ao neoliberalismo, na medida em que tal condição permite flexibilizar um conjunto de mecanismos institucionais para converter os bens da natureza e territórios de vida em negócio lucrativo.  

Palavras-chave: Estado; Forma política; Agronegócio; Perímetro Irrigado.

rativo.  

Biografia do Autor

Diego Pessoa Irineu de França, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho-FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente

Possui graduação em licenciatura plena em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Pela UFPB (2012). Grande área de estudos: Ciências Sociais; Campo disciplinar: Geografia; Área especifica de pesquisa: Geografia agrária. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho-FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente-SP.

Publicado
2024-01-23
Como Citar
FRANÇA, D. P. I. DE. O ESTADO E FORMA POLÍTICA: REORDENAMENTO TERRITORIAL E EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO E DOS PERÍMETROS IRRIGADOS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 38, p. 44-75, 23 jan. 2024.
Seção
Artigos