CONTRADIÇÕES DO LATIFÚNDIO E DO AGRONEGÓCIO: PARADOXOS DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO MUNICÍPIO DE DELTA (MG)
Resumo
RESUMO: A questão agrária é uma particularidade da questão social no Brasil, intrínseca à formação do modo de produção capitalista. O presente trabalho estudou as problemáticas relacionadas à questão agrária ao investigar a relação entre concentração fundiária, agronegócio e condições socioeconômicas do município de Delta (MG). Buscou-se entender o paradoxo entre o crescimento econômico, protagonizado pela agricultura capitalista, e os baixos índices de desenvolvimento social e econômico. Para tanto, foram empregados indicadores socioeconômicos analisados por meio da abordagem qualitativa. O lucro gerado pela agricultura capitalista atua em descompasso às condições de vida da população de Delta. O município possui uma expressiva produção de cana-de-açúcar e PIB elevado. Em oposição, apresenta uma estrutura fundiária concentrada, além de baixos índices relativos às condições de vida da população local, demonstradas por meio do salário médio, IDH, índice de analfabetismo, índice de Gini e infraestrutura precária. Portanto, conclui-se que o latifúndio e o agronegócio não geram desenvolvimento social ao município.
PALAVRAS-CHAVE: Questão agrária; Estrutura fundiária; Cana-de-açúcar; Desenvolvimento social.
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.