ORIGEN Y EVOLUCIÓN DE LOS PAISAJES CULTURALES EN CUBA

  • Alfredo Zenén Domínguez González Profesor da Universidade de Sancti Spíritus “José Martí”/Cuba.
  • Esteban Acosta Rodríguez Investigador do Centro de Serviços Ambientais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente/CITMA de Sancti Spíritus, Cuba.

Resumo

As paisagens rurais resultam da inserção de modelos culturais derivados das demandas sociais, as tecnologias disponíveis e o acervo sociocultural do grupo humano que participa nesse processo; assim, durante a transformação das paisagens naturais podem-se ultrapassar os limites impostos pelo seu potencial natural, originando-se diversos problemas ambientais que comprometem a funcionalidade socioeconómica da nova paisagem. A presente contribuição mostra resultados parciais de uma pesquisa que busca conhecer a influência dos modelos culturais agrários tradicionais na gênese e evolução das atuais paisagens rurais da província de Sancti Spíritus, um território cuja grande geodiversidade favoreceu o estabelecimento dos sete tipos de modelos característicos do país: Pré-hispânico; Latifundista pecuário; Sítios ou Estâncias; Cafetaleiro; Tabacaleiro; Plantação açucareira escravista e Latifúndio açucareiro. Combinando métodos de pesquisa documental, bibliográfica e cartográfica com levantamentos de campo, foi possível inventariar e avaliar as paisagens rurais que tipificam o espaço agrário regional, como parte do processo de ordenamento ambiental que se realiza na província, a partir da bacia hidrográfica Zaza.
Publicado
2013-11-01
Como Citar
GONZÁLEZ, A. Z. D.; RODRÍGUEZ, E. A. ORIGEN Y EVOLUCIÓN DE LOS PAISAJES CULTURALES EN CUBA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 18, p. 9-34, 1 nov. 2013.
Seção
Artigos