UMA TEMPESTADE RECORRENTE

A VIOLÊNCIA DO ESPAÇO ESCOLAR

  • Nataniel Antonio Vicente UFRGS

Resumo

O artigo reflete sobre o problema da violência escolar na perspectiva atual, estabelecendo inicialmente o referencial teórico acerca desse tema. Na sequência, reflete sobre aspectos que compõem a singularidade desse tipo de violência praticada na escola e aponta a complexa caracterização desses atos violentos, além da sua perspectiva geográfica. Propõe o debate sobre a transformação desse tema como possibilidades para práticas educacionais e de ensino, incluindo o ensino de Geografia. Essa produção faz parte de projeto de tese em andamento intitulado “Geografizando a violência escolar: a perspectiva discente do convívio com as ações violentas na escola”, do Programa de Pós Graduação da Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS-.

Publicado
2020-06-01
Como Citar
VICENTE, N. A. UMA TEMPESTADE RECORRENTE. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 31, p. 324-345, 1 jun. 2020.
Seção
Artigos