FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO PIBID
Resumen
O artigo apresenta vivências e reflexões das acadêmicas do curso de licenciatura em Pedagogia (Integral) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participantes do Programa |Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto "Alfabetização". O estudo teve como objetivo compreender o papel do Pibid na articulação entre teoria e prática, com foco na formação docente inicial e nas práticas de alfabetização. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, tendo como fontes a legislação educacional, bem como editais, portarias e resoluções que organizam e fundamentam o Pibid; revisão de literatura, a partir de autores que discutem a formação de professores e a construção da identidade docente; e análise de narrativas formativas produzidas pelas bolsistas sobre suas vivências no Pibid na escola parceira, junto a uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a experiência contribuiu significativamente para a construção da identidade docente, para a compreensão das dificuldades enfrentadas na alfabetização e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais sensíveis, críticas e intencionais. Conclui-se que o contato direto com o cotidiano escolar, aliado ao acompanhamento da professora regente e das discussões em grupo nas reuniões quinzenais, proporcionou aprendizagens valiosas, evidenciando que a formação docente vai além da teoria, exigindo escuta ativa, sensibilidade, mediação equilibrada e construção de vínculos com os alunos.