PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS NO CURRÍCULO: ENSINO DE HISTÓRIA NO CRMS DO ENSINO MÉDIO
Résumé
Este trabalho amplia as discussões desenvolvidas no âmbito do projeto de doutoramento, com foco na análise do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS), especialmente na área de Ciências Humanas do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se na concepção de currículo como enunciação, compreendendo-o como prática discursiva atravessada por disputas simbólicas e políticas. Em diálogo com a teoria pós-fundacional, mobilizamos os aportes de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, articulando-os à Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, para pensar o currículo como campo contingente de significação o objetivo deste trabalho é desenvolver reflexão sobre as tentativas de fixação de sentidos que são disputados dentro do CRMS, a partir do entendimento que o currículo está em constante processo de rasura, sendo lugar de produção de sentidos, identidades e diferenças. Neste trabalho apresentamos alguns dos principais conceitos do arcabouço teórico que pretendemos mobilizar para construir uma reflexão sobre os processos de identificação presentes na narrativa do CRMS, etapa inicial da pesquisa de doutoramento que pretendemos desenvolver.