Vol. 4 (2025)
Artigos

POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Publicado August 13, 2025

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva histórico-crítica, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A metodologia utilizada se valeu de pesquisa documental, revisão de literatura e análise de narrativas produzidas por acadêmicas bolsistas participantes do Subprojeto Alfabetização – Pedagogia (Integral), da Faculdade de Educação (Faed) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como resultados da pesquisa documental e revisão de literatura, aponta-se que o Pibid tem resistido às tentativas de descontinuidade e modificação de seus objetivos, ao longo do período de sua existência e diante das várias mudanças de governo que houve desde sua criação. As narrativas das bolsistas, por sua vez, trouxeram reflexões sobre suas expectativas em relação à participação no Programa, ligadas tanto à sua própria formação e aprendizagem da profissão quanto ao desejo de contribuir para modificar positivamente a realidade educativa das crianças que acompanham. Revelam, ainda, as dificuldades que enfrentam para cumprir as exigências do Pibid, haja vista que o valor da bolsa não é suficiente para mantê-las no curso sem precisar recorrer a outras fontes de renda. Concluímos, assim, que considerar a potencialidade do Pibid como política pública educacional voltada à valorização do magistério e à facilitação do ingresso na profissão não significa fechar os olhos para os desafios que precisam ser enfrentados para que o Programa cumpra integralmente com os seus objetivos.