DE QUE FORMA AS NARRATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS EM PESQUISAS BIOGRÁFICAS SOBRE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS?
Resumen
Este estudo tem como objetivo investigar como as pesquisas educacionais sobre professoras alfabetizadoras, que utilizam metodologias ligadas às histórias de vida, narrativas, memoriais e outras fontes de cunho biográfico, têm realizado o tratamento desses dados, e a quais conclusões sobre a potencialidade de tais fontes chegam os pesquisadores. Para tanto, foi realizado um mapeamento de dissertações produzidas em programas de pós-graduação em Educação, as quais foram analisadas a partir das seguintes questões: a quais fontes biográficas recorreram os pesquisadores? Como justificam a relevância e o diferencial dessas fontes para suas pesquisas? Quais resultados, em relação às professoras alfabetizadoras, são apontados pelos pesquisadores? Essa investigação fundamenta-se em autores que discutem a pesquisa narrativa e (auto)biográfica, como Gaston Pineau e Christine Delory-Momberger, dentre outros que possibilitam compreender a constituição da identidade docente a partir das experiências de vida, da memória e da escrita de si. A pesquisa possibilitou compreender que as abordagens narrativas e (auto)biográficas, ao levarem em consideração as vozes das professoras alfabetizadoras, contribuem para a construção de saberes reflexivos e críticos sobre ensinar e aprender no percurso formativo de alfabetização, constituindo em uma excelente ferramenta teórica-prática no campo da Educação.