DESAPRENDER/DESPENSAR PARA, ENFIM, RE-APRENDER-COM

DO EPISTEMICÍDIO DOS NÃO-MODERNOS ÀS TEORIZAÇÕES DESCOLONIAIS

Resumo

Este trabalho tem por objetivo delinear uma discussão teórica assentada na premissa de que precisamos desaprender/despensar a episteme moderna para, enfim, re-aprender-com com as epistemologias do Sul. Nesse ínterim, valeremo-nos de uma teorização outra, de cunho descolonial, respaldada pelo que entendemos por crítica biográfica fronteiriça respaldando-nos, por extensão, nos conceitos de epistemicídio e de não-modernos. Dentre os autores que abalizam esse intento, mencionamos Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses, Walter Mignolo, Ramón Grosfoguel e Silviano Santiago. Por fim, coadunaremos práticas epistêmicas de (auto)reflexidades pós-abissais no ensejo de não só questionarmos aquilo que nos foi ensinado enquanto não-modernos, latinos, anthropos e subalternos, mas, para além disso, angariamos colocar em xeque muito do que fomos ensinados sobre como aprender (SANTOS, 2019) e, sobremaneira, como existir a partir do lugar mais obscuro da exterioridade.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Alves de Medeiros, UFMS

Mestrando Bolsista CAPES em Estudos de Linguagens com o projeto "Silviano Santiago para além das montanhas: uma leitura crítico-biográfica fronteiriça" pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Graduado em Letras Licenciatura Habilitação Português/Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) e Presidente da Comissão Organizadora dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Trabalhou como Bolsista PIBIC/UFMS/CNPq sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o projeto "Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos Descoloniais.

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

É professor titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientado projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços.

Referências

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 455-491.

MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa. Prefácio. In: MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010a, p. 11-13.

MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução. In: MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010b, p. 15-27.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

SANTIAGO, Silviano. A literatura brasileira à luz do pós-colonialismo. 2014. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2014/09/1511606-a-literatura-brasileira-a-luz-do-pos-colonialismo.shtml>. Acesso em: 29 nov. 2020.

SANTIAGO, Silviano. Luminosidades do observador. 2016. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5esanteriores/77-capa/1651-luminosidades-do-observador.html>. Acesso em: 29 nov. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

Publicado
2021-06-29