ANÁLISE SEMIÓTICA DE UMA PINTURA DE ANDRÉ GRIFFO
Resumo
O texto apresenta um exercício de análise semiótica da pintura O golpe, a prisão e outras manobras incompatíveis com a democracia, do artista contemporâneo brasileiro André Griffo; tem como principal base teórica os estudos de Lucia Santaella e Winfried Nöth sobre Semiotica Peirciana, bem como lança mão de conceitos da Crítica Genética, partindo dos estudos de Cecília Salles. Propõe-se aqui uma leitura da obra a partir de roteiro metodológico desenvolvido por Santaella e, ainda, lança-se um breve olhar retrospectivo em direção ao processo criativo que gerou a pintura em análise, especialmente para o uso da fotografia como referência visual pelo artista.
Referências
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1998.
GRIFFO, André. André Griffo. 2020. Disponível em: http://www.andregriffo.com.
Acesso em: 13/07/2020.
_____________. Depoimento concedido ao Prêmio Pipa. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zqoUF_7l940. Acesso em 20/05/2021.
_____________. Depoimento concedido ao Prêmio Pipa. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zqoUF_7l940. Acesso em 20/05/2021.
PODER 360. Discurso: Lula vai se apresentar à Polícia Federal. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fozDw0ilYu0. Acesso em: 01/07/2020.
SALLES, Cecilia. Crítica genética. São Paulo: EDUC, 2008.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 1998.
SCHARF, Aaron. Art and photograph. 1ª edição. Baltimore: Penguin Books, 1974.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).