SOBRE ÉTHOS E ESTILO
(RE)CONSTRUÍNDO A IMAGEM DO HOMILIASTA FREI FRANCISCANO
Resumo
: Encarando o estilo como efeito de sentido que constitui o éthos, produzido no e pelo discurso, reconhecido pelo fazer interpretativo de um enunciatário, também implicado como sujeito da enunciação, no presente trabalho, propõe-se apresentar os traços da construção do caráter do sacerdote homiliasta franciscano, apontando a sua individualidade e o estatuto veridictório da enunciação dos comentários da homilia proferidos por esses ministros ordenados dentro do contexto dos discursos religiosos. Esta proposta se ampara, em especial, no desenvolvimento da noção semiótica de estilo com a operacionalização da noção de éthos proposta por Discini (2004). Como totalidade discursiva, elegem-se trechos de comentários homiléticos proferidos por freis capuchinhos, pertencentes à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, localizada em Campo Grande/MS, durante as celebrações do Tempo da Páscoa, no ano de 2019. Por meio do olhar analítico e linguístico a respeito da depreensão de um possível éthos e estilo do homiliasta seguidor de São Francisco de Assis, espera-se verificar como esse enunciador religioso coloca-se como responsável pelos valores do seu discurso, levando o seu enunciatário a crer e a fazer, a partir do comentário da homilia.
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: Fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo: Humanitas/FLLCH/USP, 2001.
DISCINI, Norma. O estilo nos textos: história em quadrinhos, mídia, literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
___________. Ethos e estilo. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p. 33-54.
___________. Corpo e estilo. São Paulo: Contexto, 2015.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2018.
PANIER, Louis. O discurso de interpretação no comentário bíblico. In: GREIMAS, Algirdas Julien; LANDOWSKI, Eric. Análise do discurso em ciências sociais. São Paulo: Global, 1986.
PRETI, Dino (Org.). Análise de textos orais. São Paulo, FFLCH/USP: Humanitas, 2010.
TEIXEIRA, Celso Márcio (Org.). Fontes Franciscanas e Clarianas. Petrópolis: Vozes/FFB, 2014.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).