“LAUTORES” DE FANFICTIONS EM SALA DE AULA E A RELAÇÃO COM OS DIREITOS AUTORAIS
Resumo
O trabalho tem por finalidade tratar dos limites que se impõem aos “lautores” – leitores/autores (ROJO, 2013) de fanfictions do ponto de vista dos direitos autorais, em seus processos de criação de narrativas nas plataformas direcionadas a comunidades de fãs (fandoms), bem como refletir sobre a aplicação desse gênero discursivo na escola. Intencionamos fortalecer as discussões sobre o uso de personagens ou personalidades em produções de fãs, as fanfictions, de acordo com a legislação nacional vigente e as análises de especialistas da área, tendo em vista os posicionamentos controversos entre autores e detentores desses direitos. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica com base na Constituição Federal de 1988, no inciso XXVII do Artigo 5º, na Lei 9.610/98 e nos estudos de Jenkins (2010), Medeiros (2019), Rojo (2013) e Vargas (2015), com o intuito de apresentar a possibilidade de produção de fanfictions em sala de aula.
Referências
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