EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS
UM ESTUDO PRELIMINAR COM BASE EM DADOS CULTURAIS E ESPORTIVOS
Resumo
As unidades fraseológicas (CORPAS PASTOR, 1996), combinações indissociáveis de unidades léxicas de uma língua, podem se classificar em várias categorias, dentre as quais estão as expressões idiomáticas – fraseologismos presentes na comunicação rotineira que, dentre outras características, possuem sentido figurado. Nesse viés, partindo dos pressupostos da Fraseologia, este trabalho visa a apresentar e discutir os resultados do levantamento de expressões idiomáticas extraídas de um corpus de textos jornalísticos brasileiros da versão on-line do jornal Folha de São Paulo. Para atingir tal objetivo, a metodologia da pesquisa seguiu procedimentos manuais de armazenamento diário de textos das seções de esporte e cultura e, posteriormente, seleção e tabelamento dos candidatos à expressão idiomática. Considerando o recorte do corpus estudado neste trabalho, os resultados da pesquisa mostram que a incidência de expressões foi baixa, reforçando a hipótese de que o uso dessas unidades lexicais está associado às características dos textos pesquisados. As expressões idiomáticas inventariadas ocorreram com maior frequência nos textos de temática descontraída, como, por exemplo, as colunas culturais humorísticas e as reportagens esportivas que trouxeram discursos espontâneos dos participantes envolvidos na ação verbal. Espera-se que a pesquisa contribua com os estudos fraseológicos e aponte novas perspectivas para estudos futuros.
Referências
BIDERMAN, M. T. C. O Conceito Linguístico de Palavra. In: BASÍLIO, M. (org.). A Delimitação de Unidades Lexicais. Rio de Janeiro: Grypho, v. 1, 1999.
CORPAS PASTOR, G. Manual de fraseología española. Madrid: Gredos, 1996.
MONTORO DEL ARCO, E. T. Clasificaciones de las Ufs: el lugar de las locuciones. In: ______________ Teoría fraseológica de las locuciones particulares. Las locuciones prepositivas, conjuntivas y marcadoras del español. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2006.
SILVA, M. E. O. O. Dicionários: armas de dois gumes no estudo da Fraseologia: o caso das locuções. In: ALVAREZ, M. L. O.; UNTERNBÄUMEN, E. H. (orgs.). Uma (re)visão da teoria e da pesquisa fraseológicas. Campinas: Pontes, 2011, pp. 161-182.
TAGNIN, S. E. O. Linguística de corpus e Fraseologia: uma feita para a outra. In: ALVAREZ, M. L. O.; UNTERNBÄUMEN, E. H. (orgs.). Uma (re)visão da teoria e da pesquisa fraseológicas. Campinas: Pontes, 2011, pp. 277-302.
TRISTÁ PÉREZ, A. Mª. “Teoría fraseológica: visón general del problema. In: ____________ Fraseología y contexto. La Habana: Ciencias Sociales, 1988, pp. 2-43.
XATARA, C. M. O campo minado das expressões idiomáticas. Alfa. São Paulo, 42 (n. esp.), 1998, pp. 147-159.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).