ENTRE A UTILIDADE E A INCLUSÃO
DISPUTAS DE SENTIDOS NO (DES)CONHECIMENTO SOBRE A LIBRAS NO TWITTER
Resumo
À luz da Análise do Discurso de linha francesa, afinada aos pressupostos foucaultianos, o presente trabalho tem por objetivo problematizar, pelo viés dos Estudos Surdos, um debate no Twitter a respeito do ensino de Língua Brasileira de Sinais na Educação Básica. Em posse do corpus selecionado, analiso como as esferas clínica e jurídica atravessam comentários imersos na ordem do digital, em paralelo aos debates fervorosos referentes ao ensino bilíngue nas escolas, em 2020. Sob tais condições de possibilidade, os comentários dos sujeitos ordinários são perpassados por (des)conhecimentos acerca do povo surdo, em embates institucionalizados por uma história da verdade. Sustentados por efeitos de poder, desinformação, preconceito e valor estão entre os sentidos que emergem construindo assimetrias pautadas em discursos de ordem jurídico-econômica e apagando a relação com a comunidade surda.
Referências
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