ENSINO REMOTO E EFEITOS DE VERDADE SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NO BRASIL PANDÊMICO
Resumo
O fio condutor deste trabalho decorre da problematização de enunciados que circularam no Twitter, em 2020, versando sobre a atuação de professores no ensino remoto implementado no Brasil enquanto política de isolamento social de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para analisá-los, sobretudo levando em conta a disputa de sentidos que promovem na rede, recortamos quatro Sequências Enunciativas (SEs) que se orientam, metodologicamente, em dois trajetos temáticos (GUILHAUMOU; MALDIDIER, 2014): “professores não param de trabalhar” e “professores não querem trabalhar”. De posse delas e com base nos Estudos Discursivos Foucaultianos, portanto, nós nos mobilizamos a perguntar como e por que determinados sentidos sobre a docência emergiram sob tais condições de possibilidade. Na descrição-interpretação das SEs selecionadas, considerando a historicidade de sua emergência, a repetibilidade de discursos sobre o trabalho dos professores materializa efeitos de verdade (FOUCAULT, 2019) acerca do exercício da docência, reconfigurando o debate na ordem do digital. (Apoio: CAPES)
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