LINGUAGENS (DES)PENSADAS NA AMÉRICA LATINA COMO PRÁTICA EPISTEMOLÓGICA

Resumo

Os estudos latino-americanos vislumbrados na contemporaneidade por si só são mecanismos de resistência. Nesse viés, este trabalho propõe, a partir e com a visada descolonial, preconizar a discussão de teorizações que não dão conta das demandas hodiernas. Assim, e por isso mesmo, nesse invólucro crítico-sinestésico, (des)pensar a América Latina cujas linguagens e seus estudos demonstram experivivências, (co)relacionadas à crítica biográfica fronteiriça, se faz necessário quando há consciência comparatista amordena, ou seja, a enunciação periférica, ritmos para se (des)britanizar práticas e teorias hegemônicas. Neste trabalho discerniremos propostas que atravessam literaturas e estudos de linguagens que estejam na bancada contemporânea da América Latina, versando, como condição sine qua non, a égide das epistemologias do sul que preconizam olhares e práticas desviantes ao modus operandi estadunidense e eurocêntrico, demonstrando assim o alcance da arquivivência e da bio-criticidade, conceitos advindos da descolonização que trazem a indumentária crítico- contemporânea de artes e maneiras outras de se (des)pensar as teorização por vezes – equivocadamente – entendidas como teorias estáticas, singulares e determinadoras pelo plano moderno cartesiano. Nesse ínterim com o fito de publicare et propagare a partir e com o V Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e a XXIII Semana de Letras, propomos este trabalho, imbuídos da missão e responsiva criticidade contemporânea de se projetar os Estudos de Linguagens como possibilidades outras, para que as fendas coloniais na América Latina não prejudiquem o andar da carruagem da nossa fortuna crítica tornando consonante a visada descolonial deste trabalho como prática epistemológica do fazer científico que nos abraça enquanto latino-americanos(as).

Biografia do Autor

Fábio do Vale, Faculdade Insted

Professor, escritor e pesquisador é graduado em Letras e Pedagogia, pós-graduado em docência no ensino superior, educação especial e neuropsicopedagogia. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Doutor e Pós-doutor em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Atualmente é acadêmico de outros dois pós-doutorados: Universidade de São Paulo – USP e na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor no Colégio Classe A e Coordenador Acadêmico da Faculdade Insted. Editor-chefe da Revista Camalotes RECAM, pesquisador do NECC/UFMS – Núcleo de Estudos Culturais Comparados, editor do periódico científico: Cadernos de Estudos Culturais – UFMS e membro da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada e ex-diretor de Cultura da UBE/MS – União Brasileira de Escritores de MS.

Edgar Cézar Nolasco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor e Pós-doutor é professor, escritor e pesquisador, titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientando projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços.

Referências

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Publicado
2023-09-06