LINGUAGENS (DES)PENSADAS NA AMÉRICA LATINA COMO PRÁTICA EPISTEMOLÓGICA
Resumo
Os estudos latino-americanos vislumbrados na contemporaneidade por si só são mecanismos de resistência. Nesse viés, este trabalho propõe, a partir e com a visada descolonial, preconizar a discussão de teorizações que não dão conta das demandas hodiernas. Assim, e por isso mesmo, nesse invólucro crítico-sinestésico, (des)pensar a América Latina cujas linguagens e seus estudos demonstram experivivências, (co)relacionadas à crítica biográfica fronteiriça, se faz necessário quando há consciência comparatista amordena, ou seja, a enunciação periférica, ritmos para se (des)britanizar práticas e teorias hegemônicas. Neste trabalho discerniremos propostas que atravessam literaturas e estudos de linguagens que estejam na bancada contemporânea da América Latina, versando, como condição sine qua non, a égide das epistemologias do sul que preconizam olhares e práticas desviantes ao modus operandi estadunidense e eurocêntrico, demonstrando assim o alcance da arquivivência e da bio-criticidade, conceitos advindos da descolonização que trazem a indumentária crítico- contemporânea de artes e maneiras outras de se (des)pensar as teorização por vezes – equivocadamente – entendidas como teorias estáticas, singulares e determinadoras pelo plano moderno cartesiano. Nesse ínterim com o fito de publicare et propagare a partir e com o V Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e a XXIII Semana de Letras, propomos este trabalho, imbuídos da missão e responsiva criticidade contemporânea de se projetar os Estudos de Linguagens como possibilidades outras, para que as fendas coloniais na América Latina não prejudiquem o andar da carruagem da nossa fortuna crítica tornando consonante a visada descolonial deste trabalho como prática epistemológica do fazer científico que nos abraça enquanto latino-americanos(as).
Referências
DE OLIVEIRA JITSUMORI, Carlos Igor; NOLASCO, Edgar Cézar; DO VALE, Fábio. Pedagogias e Práticas Educacionais: Ancoragens Político-Descoloniais Contemporâneas. Editora Ecodidática, 2022. Disponível em: <https://editoraecodidatica.com.br/e-book-pedagogias-e-praticas-educacionais- ancoragens-politico-descoloniais-contemporaneas/> Acesso 14 fev. 2023.
DO VALE, Fábio; NOLASCO, Edgar Cézar. Políticas para uma pedagogia descolonial: linguagens e práticas educacionais na América Latina contemporânea. NEMITYRA: Revista Multilingüe de Lengua, Sociedad y Educación-Vol3-N2, p. 68, 2021. Disponível em: <https://revistascientificas.una.py/index.php/nemityra/article/view/2465> Acesso em 14 fev. 2023.
DO VALE, Fábio. Teorizações contemporâneas: descolonização como ponto de partida latino-americano. Ñemitỹrã, v. 3, n. 2, p. 10-12, 2021. Disponível em: <https://revistascientificas.una.py/index.php/nemityra/article/view/2474> Acesso em 14 fev. 2023.
GIULIANO, Facundo. Situar a Paulo Freire: Entre el racismo epistémico y la razón evaluadora. Una lectura crítica desde la Filosofía de la Educación. Pensando-Revista de Filosofia, v. 9, n. 17, p. 191-225, 2018. Disponível em: <http://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/6424> Acesso em 18 fev. 2023.
MARCELO, Rubenio. Vias do Infinito Ser. Campo Grande/MS, editora letra livre 2017, p. 40.
MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. 2008. Disponível em: <http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemic a_mignolo.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2023.
NOLASCO, Edgar Cézar. Descolonizando a pesquisa acadêmica: uma teorização sem disciplinas. Cadernos de estudos culturais, v. 1, n. 19, 2018. Disponível: <https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/7725> Acesso em: 18 fev. 2023.
NOLASCO, Edgar Cézar. Crítica biográfica fronteiriça (BrasilParaguaiBolívia). Cadernos de estudos culturais, v. 7, n. 14, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/3351> Acesso em: 16 fev. 2023.
QUIJANO, Aníbal et al. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. 2005. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur- sur/20100624103322/12_Quijano.pdf> Acesso em: 16 fev 2023.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).