A DESRAZÃO É UMA LEITURA DO CORPO

Resumo

Enquanto fruto de Iniciação Científica financiada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e desenvolvida no NECC (Núcleo de Estudos Culturais Comparados), o presente artigo tem por objetivo conceituar a desrazão enquanto uma perspectiva descolonial do fazer poético, apoiada nos conceitos de colonialidade do ser (Maldonado-Torres, 2022), corpogeopolítica (Mignolo, 2010) e gramática de fronteira (Nolasco, 2019). Dessa forma, por meio de uma revisão bibliográfica dos autores supracitados, objetiva-se também dialogar a discussão da desrazão com as obras de Manoel de Barros (1998) e Alberto Caeiro (2019), esperando, como resultado, contribuir para uma leitura descolonial de suas produções poéticas.

Biografia do Autor

Lara Dallagnol Debarbara da Silva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Letras/Espanhol, na instituição Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui experiência em ensino particular para alunos do ensino fundamental e ensino médio, nas disciplinas de Português, Literatura e Redação. Já participou, na UFMS, de iniciação científica voluntária voltada para a área de dialetologia e geolinguística vinculada ao Atlas Linguístico do Brasil (AliB). Além disso, já fez parte do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC), na mesma instituição, com pesquisa voltada para a área de Literatura comparada, na epistemologia da crítica biográfica fronteiriça.

Publicado
2024-07-30