A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE MACHADO DE ASSIS NA OBRA DE SILVIANO SANTIAGO E DE JOSÉ ALMEIDA JÚNIOR

Resumo

A figura de Machado de Assis desperta, no mínimo, a curiosidade de porquê ainda ser foco de olhares contemporâneos nas letras brasileiras. Sua figura é motivo de estudo não somente pelo seu trabalho literário publicado, mas também pelo prestígio alcançado em vida, sendo um escritor negro em um período escravocrata. Este artigo tem como ponto de partida uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UFMS, sendo seu objetivo verificar como é construída a imagem desse escritor com base nos romances Machado, de Silviano Santiago (2017), e O homem que odiava Machado de Assis, de José Almeida Júnior (2019). Não se trata de buscar criar mais uma biografia do escritor; almeja-se sim analisar preliminarmente a maneira como esses autores constroem a imagem machadiana na criação de suas personagens. Silviano faz um recorte de 1905 a 1908 e apresenta a personagem no pós-morte de sua esposa, Carolina. Almeida Júnior traz à cena a visão narrativa de uma personagem ficcional, conhecida na infância do escritor, e que teve sua vida amorosa entrelaçada com a ele desde a adolescência, destacando o contexto histórico da escravidão. Utilizamos para a análise ora empreendida estudos sobre Machado de Assis, com destaque para Alfredo Bosi (2003), André Nogueira (2021), John Gledson (2006) e Lúcia Miguel Pereira (1936).

Biografia do Autor

Delair Coelho, ufms

Professora formada em Letras pela UFMS, 1999. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, UFMS, 2003. Leciona como professora efetiva de Língua Portuguesa na rede estadual de MS e  na rede particular  de Campo Grande/ MS. Atualmente é mestranda do Programa de Pós- Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), UFMS.

Rosana Cristina Zanelatto Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui Graduação em Letras/Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999) e Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Brasília (2017). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ficção e História, Violência e Horror. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq (nível 2).

Publicado
2024-07-30