A FOTOGRAFIA E ACRONIA NA SÉRIE DE PINTURAS "BRASÍLIA"

  • Priscilla Paula Pessoa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Eluíza Bortolotto Ghizzi PPGEL - UFMS

Resumo

Neste trabalho desenvolvemos uma análise acerca de interseções entre o uso de fotografias como referência visual no processo criativo de pinturas da série Brasília, do artista Evandro Prado, e sua intenção de gerar narrativas que possam ser lidas como acrônicas, quando expostas ao público brasileiro. O entendimento acerca da aplicabilidade da análise da narrativa é emprestado de Roland Barthes. E questões relativas ao tempo na narrativa, especialmente o conceito de acronia e sua percepção por parte do leitor, são abordados a partir de textos de Nelson Goodman e Benedito Nunes; já a pesquisa de Cecília contribui para investigar o processo criativo e os documentos gerados durante e após esse percurso, através de metodologias próprias da Crítica Genética.

Biografia do Autor

Priscilla Paula Pessoa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Artes Visuais (1999), especialização em Imagem e Som (2002) e mestrado em Estudos da Linguagem (2008), todos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora adjunta nos cursos de Artes Visuais da UFMS, nas áreas de História da Arte e Pintura, com pesquisa acerca de processos criativos na pintura contemporânea. É também artista visual, trabalhando com ênfase nas linguagens da pintura e do desenho, tendo participado de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil.

Publicado
2020-09-21