A FOTOGRAFIA E ACRONIA NA SÉRIE DE PINTURAS "BRASÍLIA"
Resumo
Neste trabalho desenvolvemos uma análise acerca de interseções entre o uso de fotografias como referência visual no processo criativo de pinturas da série Brasília, do artista Evandro Prado, e sua intenção de gerar narrativas que possam ser lidas como acrônicas, quando expostas ao público brasileiro. O entendimento acerca da aplicabilidade da análise da narrativa é emprestado de Roland Barthes. E questões relativas ao tempo na narrativa, especialmente o conceito de acronia e sua percepção por parte do leitor, são abordados a partir de textos de Nelson Goodman e Benedito Nunes; já a pesquisa de Cecília contribui para investigar o processo criativo e os documentos gerados durante e após esse percurso, através de metodologias próprias da Crítica Genética.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).