A LINGUAGEM NÃO – VERBAL COMO ALIADA DA AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDES EMPRESARIAIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo geral utilizar a linguagem não - verbal como aliada da auditoria interna na prevenção e detecção de fraudes empresarias, apoiada pelos seguintes objetivos específicos: busca-se na literatura explorar como a linguagem não – verbal pode auxiliar os auditores internos na detecção de fraudes executadas pelos líderes da organização e os funcionários das demais funções. Refletindo sobre a problemática, de que forma a linguagem não - verbal pode ser utilizada para identificação de fraudadores? Busca-se responder a questão acima utilizando-se de materiais científicos explicitando melhor a visualização da pesquisa. Justifica-se este trabalho, alertando que o dinheiro é o maior causador de fraudes empresarias e compreende-se que a fraude dá-se por meio de um ciclo, associado a um conjunto de ações diárias que ganham visibilidade no decorrer do tempo. Utilizou-se metodologia para coleta de informações pesquisa bibliográfica e descritiva em livros, artigos, monografias e dissertações. Apresenta-se na análise dos dados coletados, um quadro que aborda os estilos de liderança, e como é possível reconhecer um líder por sua linguagem corporal, finaliza-se este estudo, visando que a linguagem não – verbal contribui para reconhecer o comportamento intencional de um fraudador.
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