A LINGUAGEM NÃO – VERBAL COMO ALIADA DA AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDES EMPRESARIAIS

  • Heloísa Helena Duarte SILVA
  • Rebeca Angelim Da Cruz MONTEIRO
  • Luciane Ribeiro Dias PINHEIRO
  • Jose Abel de Andrade BAPTISTA
Palavras-chave: Linguagem não - verbal, Auditoria Interna, Fraudes Empresariais

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral utilizar a linguagem não - verbal como aliada da auditoria interna na prevenção e detecção de fraudes empresarias, apoiada pelos seguintes objetivos específicos: busca-se na literatura explorar como a linguagem não – verbal pode auxiliar os auditores internos na detecção de fraudes executadas pelos líderes da organização e os funcionários das demais funções. Refletindo sobre a problemática, de que forma a linguagem não - verbal pode ser utilizada para identificação de fraudadores? Busca-se responder a questão acima utilizando-se de materiais científicos explicitando melhor a visualização da pesquisa. Justifica-se este trabalho, alertando que o dinheiro é o maior causador de fraudes empresarias e compreende-se que a fraude dá-se por meio de um ciclo, associado a um conjunto de ações diárias que ganham visibilidade no decorrer do tempo. Utilizou-se metodologia para coleta de informações pesquisa bibliográfica e descritiva em livros, artigos, monografias e dissertações. Apresenta-se na análise dos dados coletados, um quadro que aborda os estilos de liderança, e como é possível reconhecer um líder por sua linguagem corporal, finaliza-se este estudo, visando que a linguagem não – verbal contribui para reconhecer o comportamento intencional de um fraudador.

Referências

ALMEIDA, Jorge Cândido. SOX e Governança Corporativa: Conceitos Básicos: Curso de Governança Corporativa, Reta de Chegada, 2014.
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditora: um curso moderno e completo. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
ARENS, A., Beasley, M., Elder, R. (2010). Auditing and assurance services (13th Edition). New Jersey: Pearson Prentice Hall.
ARENS, A., Loebbecke, J. (1997). Auditing: An integrated approach (7th Edition). New Jersey: Pearson Prentice Hall.
ARGYLE, M. Bodily communication. London, Metheuen, 1978.
ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
ATTIE, William, Auditoria Interna: Conceitos e Aplicações. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BATISTA, A. A. R. et al.. A Importância da Auditoria para a Prevenção de Erros e Fraudes na Organização. Diálogos em Contabilidade: Teoria e Prática, v. 2, n. 1, 2014.
BIRDWHISTELL, R. El Lenguage de La Expression Corporal. Barcelona, Gustavo Gill, 1970.
CFC, Conselho Federal de Contabilidade. NBC-TI 01, Resolução CFC nº 986/03.
CHIAVENATO, I. Introdução À Teoria Geral Da Administração. 6º Ed. Campus, 2000.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 3.ed .Rio de janeiro, 2004
CORRAZE, J. As comunicações não-verbais. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
DE CAMARGO, Paulo Sergio. Liderança e linguagem corporal: Técnicas para identificar e aperfeiçoar líderes. Summus Editorial, 2018.
DE CAMARGO, P. S. Linguagem corporal: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Summus Editorial, 2014.
Definition of Internal Auditing. The Institute of Internal Auditors, 2021.
FRANCO, H.; MARRA, E. Auditoria Contábil. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HOOG, W. A. Z.; CARLIN, E. L. B. Manual de auditoria contábil, de acordo com as leis 11. 638/07 e 11. 941/09: teoria e prática, abordagem de auditoria nas sociedades limitadas e anônimas. 3. ed. Curitiba, Juruá Editora, 2009.
HOUAISS, A. Dicionário eletrônico da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2021.
HUNTER, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004
IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores. Curso Básico de Auditoria, 2 ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1992.
JUSTINO, S. G.; SILVA, A. C. O controle interno aliado à auditoria interna para prevenir as fraudes e irregularidades nas empresas. ANAIS SIMPAC, v. 6, n. 1, 2016.
KNAPP, M.L. La comunicacion non verbal: el cuerpo y el entorno. Barcelona, Paidós Ibérica, 1982.
MARTINELLI Auditores. Curso básico de auditoria Interna. Campinas: UNICAMP, 2002.
MEHRABIAN, A. Nonverbal communication., New Jersey, USA, 2007 original 1972.
MENEGUSSI, Elires Marinho de Melo; IANESKO, José Augusto. A importância da auditoria contábil na prevenção e combate aos erros e às fraudes nas organizações. Revista Eletrônica Lato Sensu- Unicentro, 6. ed, 2008
MOTTA, João Maurício. Auditoria: Princípios e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1992
RASMUSSEN, U. W. Desvios, desfalques e fraudes nas transações de compras nas empresas: uma análise transacional da aplicação dos controles internos na atividade de administração de materiais. São Paulo: Aduaneiras, 1988.
RECTOR, M.; TRINTA, A. A comunicação não-verbal: a gestualidade brasileira. Petrópolis, Vozes, 1985.
SÁ, Antonio Lopes de. Curso de Auditoria. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SCHELLES, Suraia. A importância da linguagem não-verbal nas relações de liderança nas organizações. Revista Esfera. N. 1, 2008.
SILVA, A.A. Expressividade de consciência. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA. Resumos de Comunicação Científica. Ribeirão Preto, 1994.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Autores Associados, Campinas, 2006.
Publicado
2021-07-01
Como Citar
SILVA, H. H. D.; MONTEIRO, R. A. D. C.; PINHEIRO, L. R. D.; BAPTISTA, J. A. DE A. A LINGUAGEM NÃO – VERBAL COMO ALIADA DA AUDITORIA INTERNA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDES EMPRESARIAIS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 21-33, 1 jul. 2021.
Seção
Artigos - Administração Financeira