ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

ESTRATÉGIAS DO EMPRESÁRIO COMO GESTOR

  • Mayra de Sousa GOMES
  • Elvia Florencio TORRES
  • Liliane Araújo PINTO
Palavras-chave: Pequenas empresas, empresário gestor, estratégia, análise de SWOT

Resumo

Dada a dinâmica no mundo dos negócios, os gestores devem considerar os fatores externos e internos, para avaliar e escolher as estratégias possíveis. No caso das pequenas empresas, o empresário geralmente gerencia sozinho de forma empírica. Nesse contexto, surge o questionamento: Como empresários de pequeno porte utilizam estratégias de superação de desafios na sua atuação como gestores? Diante disso, o objetivo do trabalho foi compreender as estratégias empregadas por pequenos empresários que, mesmo sem formação na área de gestão, têm se mantido competitivos no setor que atuam. O estudo justifica-se pela alta representação econômica das pequenas empresas na economia brasileira. A pesquisa foi feita em três pequenas empresas na cidade de Teresina - PI. Para coleta e análise dos dados foi utilizada a matriz SWOT, sob a ótica do modelo de Weihrich (1982). A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e o estudo de caso, com realização de entrevista semiestruturada com cada gestor. Concluiu-se que o processo administrativo, mesmo sem a teoria, é realizado com eficácia e foi identificada a estratégia de crescimento como a mais utilizada para diminuir as deficiências e fraquezas, a partir das oportunidades.

Referências

BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 2 ed. Barueri, SP: Manoel Ltda., 2012.

BRAGA, Kátia Soares. Aspectos relevantes para a seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: MUELLER, Suzana P. M. (org.). Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília, DF: Thesaurus, 2007.

BRASIL. Lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: Acesso em: 30 de maio de 2015.

CASTOR, Belmiro Valverde Jobim. Estratégias para a pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2009.

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor:a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo corporativo: Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

GATES, L. P. Strategic planning with critical success factors and future scenarios:an integrated strategic planning framework. Hanscom: Carnegie Mellon, 2010.

HITT, Michael A.; IRELAND R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização. 2.ed. São Paulo: Cengage, 2013.


KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2018.

LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3.ed. rev. e atualizada. - São Paulo :Saraiva, 2009.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6.ed. 6.reimpr. São Paulo: Atlas, 2010

MINTZBERG, Henry; LAMPEL, Joseph; AHLSTRAND, Bruce. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000. 299p.

PAIVA, Luiz de. 10 desafios do empreendedor. Disponível em Acesso em 13 de Julho de 2014.

PAIXÃO, Márcia Valéria. Comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2009.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SANTOS, I.K. Pequenas e Médias Empresas: potencial exportador e papel na
economia. São Paulo: [s/e], 2008.

SERRA, F.; TORRES, M. C. S. & TORRES, A. P. Administração estratégica. Rio de Janeiro: Reichmann e AffonsoEditores, 2004.

SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development. Cambridge, Mass.; Havard University Press.1949.

TAJRA, Sanmya Feitosa; SANTOS, Felipe Tajra. Empreendedorismo: questões na área de saúde, social e educacional. São Paulo: Érica, 2009.

WEIHRICH, H. The TOWS matrix: a tool for situational analysis.Journal of Long Range Planning, v. 15, n. 2, 1982.
Publicado
2021-07-01
Como Citar
GOMES, M. DE S.; TORRES, E. F.; PINTO, L. A. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 310-324, 1 jul. 2021.