O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO ENVELHECER? UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA APOSENTADORIA NA CARREIRA DOCENTE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

  • Hiran Aparecido SILVA
  • Ana Cláudia SANTOS
Palavras-chave: Aposentadoria, Docente, Envelhecimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os determinantes que podem levar o docente a aposentadoria e, conhecer se há ou não um planejamento e estratégia de apoio das universidades públicas para aqueles que devem se aposentar. O envelhecimento da população tem crescido em decorrência do tempo de vida prolongado como reflexo do desenvolvimento   das áreas da saúde e qualidade de vida. Por conta disto há uma permanência maior no mercado de trabalho, pois as pessoas aposentam e prosseguem ativas, o que pode incitar a uma possível alteração no Sistema Previdenciário. Para os docentes das universidades públicas a aposentadoria pode significar um processo apreensivo e deve haver cuidado na tomada de decisão, pois, não há continuidade no seu ciclo de trabalho na academia e em suas pesquisas. Como proposta metodológica foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando como a história de vida para conhecer a trajetória profissional de um docente aposentado da universidade pública. Como resultado a pesquisa mostrou que a aposentadoria pode ser um momento de sofrimento, como foi apontado pelo entrevistado, um tempo maior com a família e espaço para criação de um novo projeto de vida. As Universidades devem planejar no departamento pessoal um programa de aposentadoria com atendimento social e psicológico, oferecendo todo amparo para o indivíduo que deseja aposentar ou que está aposentado.

Referências

ALMEIDA, M.M. (2012). A escassez de líderes no mercado de trabalho: O papel do professor universitário na formação deste profissional pode colaborar para mudança no cenário atual. Gestão&Sociedade,1 (1).

AMOROSO; L D., O professor regente, o professor orientador e os estágios supervisionados na formação inicial de futuros professores de letras, Unimep, 2009.

ANTONOYSKY, A.,SAGY, S., AdDLER, I. e VISEL, R. (1990). Atitudes em relação à aposentadoria em uma coorte israelense. O Jornal Internacional do Envelhecimento e Desenvolvimento Humano , 31(1), 57-77. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2019.

ARAÚJO, T. S., MIRANDA, G. J. e PEREIRA, J. M. (2017). Satisfação entre os professores de contabilidade no Brasil. Revista Contabilidade&Finanças, 28 (74), 264-281. Disponível em: . Acesso em 05 ago. 2019.

BRASIL. Decreto n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Conselho Nacional do Idoso, Brasília, DF, 04 jan. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm. Acesso em: 28 jul. 2019.

BRESSAN, M. A. L. C. et al. Bem-estar na aposentadoria: o que isto significa para os servidores públicos federais? Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro , v. 16, n. 2, p. 259-272, 2013 . Disponível em: . Acesso em 04 ago. 2019.

COSTA, V. P., O Papel do Docente na Universidade; Medicina, Ribeirão Preto, 35: 505-508, out./dez. 2002. Disponível em: . Acesso em 10 abr. 2019.

DEBERT, G. G. A reinvenção da velhice. São Paulo: Universidade de São Paulo: FAPESP, 1999.

DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO– Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas-Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul. Disponível em: https://progep.ufms.br/coordenadorias/desenvolvimento-e-recrutamento/capacitacao_qualificacao .Acesso em 19 jul 2019.

DUARTE, R.. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, [S.l.], v. 20, n. 24, p. p. 213-225, dez. 2004. ISSN 1984-0411. Disponível em: . Acesso em 04 abr. 2019.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. – 3. Ed. – Porto Alegre: Artmed,2009.

FRANÇA, L. H. F.P; NALIN, C. P.; AMORIN, S. M.; RANGEL, T.; EKMAN, N. C.. A Percepção dos Gestores Brasileiros Sobre o Programa de Preparação para a Aposentadoria, Porto Alegre, v. 19,n. 3, 2014.

FRANCA, L. H. F. P.; VAUGHAN, G. Ganhos e perdas: atitudes dos executivos brasileiros e neozelandeses frente à aposentadoria. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.2, pp.207-216. ISSN 1413-7372. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000200002,2018.

FRANÇA, L. H. F. P.; SOARES, D. H. P.. Preparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v. 29, n. 4, p. 738-751, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. – 6.ed.- 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas,2011.

GODINHO, M. R.; FERREIRA, A. P. Aposentadoria no contexto de Reforma Previdenciária: análise descritiva em uma instituição de ensino superior. Saúde debate vol. 41 no. 115. Rio de Janeiro Oct/Dec. 2017.

HAGUETTE, T.M.F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 10. ed. São Paulo: Vozes, 2005.

ISAIA, S. M. de A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: Docência na educação superior : Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2005/Organização: Dilvo Ristoff e Palmira Sevegnani. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006b. XX p. – (Coleção Educação Superior em Debate ; v. 5).

ISAIA, S. M. A.; MACIEL, A. M. R.; BOLZAN, D. P. V. Pedagogia Universitária: Desafio da Entrada na Carreira Docente. Educação (UFSM), Santa Maria, p. 425-440, out. 2011. ISSN 1984-6444. http://dx.doi.org/10.5902/19846444

MACEDO, L. S. S.; BENDASSOLLI, P. F.; TORRES. Preditores do Adiamento da Aposentadoria por Servidores Públicos Federais. Av. Psicol. Latinoam. [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.153-167. Epub June 07, 2019. ISSN 1794-4724. Disponível em : . Acesso em 03 abr 2019.

MACHADO, C. N.; LUCAS, M. G. Aposentadoria: como professores vivenciam este momento? Revista de Carreira e Pessoas, p. 576-588, 2017.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior, Notas Estatísticas 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em 29 jul 2019.

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, Nova Previdência. É para todos. É melhor para o Brasil. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde – OMS, 2015. Disponível em: Acesso em 10 de fev. de 2019.

PACHECO, J. L.; CARLOS, S. A. Relações do homem com o trabalho e processo de aposentadoria. In: FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 1388-1393.
PEREIRA, J.R., Moraes, P.F.,Pereira, U.V.&Costa, J.L.R (2016).Saúde, envelhecimento e aposentadoria. In J.L.R. Costa & A.M.M.R. Fuzaro Junior (Orgs.), O que vamos fazer depois do trabalho?Reflexões sobre a preparação para a aposentadoria (pp.45-62). São Paulo: Cultura Acadêmica.

PERISSÉ, G. O professor do futuro. Rio de Janeiro: Thex Editora, 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

RICHARDSON, R.J.; Pesquisa Social: métodos e técnicas. – 3.ed. – 9. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2008.

RODRIGUES, M.; AYABE, N. H.; LUNARDELLI, M. C. F. e CANEO, L. C. A preparação para a aposentadoria: o papel do psicólogo frente a essa questão. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2005, vol.6, n.1 [citado 2019-08-26], pp. 53-62 . Disponível em: . Acesso em 20 mai. 2019.

SCREMIN, G. ; ISAIA, S. M. A. Docência no Ensino Superior: O Papel dos Docentes nos Cursos de Licenciatura. Congresso Nacional de Educação (Educere), 2013 , (pp. 9564-9577).

SELIG, G. A.; VALORE, L.A. Imagens da aposentadoria no discurso de préaposentados: subsídios para a orientação profissional. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 13, n. 1, p. 73-87, 2010.

SEVERO, L. 99% das Pesquisas são feitas pelas universidades públicas. Primeira Página, São Carlos. Disponível em: . Acesso em: 18 fev.2019.

SILVERMAN, D. Interpretação de Dados Qualitativos, métodos para análise de entrevistas, textos e interações. - 3ª Edição – Porto Alegre: Artmed, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. UFRGS lança Programa de Educação para Aposentadoria. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-lanca-programa-de-educacao-para-aposentadoria, Acesso em 28 de jul de 2019.

VARELA, M. G.A. Significado do trabalho e aposentadoria: em estudo entre os docentes de uma instituição federal de ensino. Dissertação de Mestrado em Administração Disponível em : Acesso em: 08 mar. 2019.

WANG, M.; SHI, J. Pesquisa Psicológica Sobre Aposentadoria, Revisão Anal de Psicologia, Palo Alto, v. 65, n. 1, p. 209-233, 2014.Disponível em: .Acesso em: 27 fev. 2019.

UVALDO, M.C.C. (1995). Relação homem-trabalho: Campo de estudo e atuação da Orientação Profissional. Em A.M.B. Bock, A escolha profissional em questão (pp.215-235). São Paulo: Casa do Psicólogo.

ZANELLI, J.C.; SILVA, N. Programa de Preparação para a Aposentadoria. Florianópolis: Insular, 1996.
Publicado
2021-07-01
Como Citar
SILVA, H. A.; SANTOS, A. C. O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO ENVELHECER? UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA APOSENTADORIA NA CARREIRA DOCENTE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA . Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 456-470, 1 jul. 2021.