VALORES RELATIVOS AO TRABALHO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
UM ESTUDO REALIZADO EM UMA REDE DE CONCESSIONÁRIA DE AUTOMÓVEIS DO ESTADO DO RS
Resumo
Os temas abordados no presente estudo são os valores relativos ao trabalho e satisfação no trabalho na perspectiva dos colaboradores de uma rede de concessionárias de automóveis no estado do RS. Realizou-se uma pesquisa descritiva do tipo survey, com abordagem quantitativa. Participaram 80 colaboradores. Foram utilizadas para a coleta de dados a Escala de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R) de Porto e Pilati (2010) e a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) de Siqueira (2008). De forma geral, os colaboradores acreditam ser importante as questões de segurança, universalismo, benevolência e realização nas dimensões de valores relativos ao trabalho. Constatou-se descontentamento nas dimensões de satisfação com salário e com promoções, e para as demais dimensões, indiferentes: satisfação com os colegas e com a chefia. Para reverter tais resultados, foram sugeridas algumas ações como: plano de carreira, plano salarial, plano de treinamentos, avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional e melhora nos benefícios oferecidos aos colaboradores. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento da gestão de pessoas e a retenção de talentos na empresa.
Referências
BABBIE, E. Métodos de pequisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
CARMO, P. S. A ideologia do trabalho. São Paulo: Moderna, 2001.
COSTA, V. F.; MACHADO, A. M. Satisfação e Valores Relativos ao Trabalho: Estudo realizado com os colaboradores Beltrame Comércio de Materiais de Construção. Revista Foco, V.9, no2. p. 54-78, ago./dez. 2016 Disponível em: http://www.revistafocoadm.org/index.php/foco/article/view/315. Acesso em jun. 2019.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A.; Métodos quantitativos e qualitativos:um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 01-13, 2008. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/index. Acesso em jun. 2019.
FIGUEIREDO, J. M. Estudo sobre a satisfação no trabalho dos profissionais de informação de uma IFES. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão). 175 f. Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
LELIS, J. W. F. Estresse e satisfação no trabalho de profissionais que exercem a função de gestores na área comercial. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
LLEDÓ, M. N. D. Valores Pessoais e Valores Organizacionais: Um Estudo na Comissária Aérea Brasília (Graduação em Psicologia). Brasília: Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, 2009.
MARTINEZ, M. C. As relações entre a satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e a saúde do trabalhador (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2002.
PORTO, J. B.; PILATI, R. Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho – EVT-R. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 1, p. 73-82, 2010.
PORTO, J. B.; TAMAYO, A. Escala de valores relativos ao trabalho – EVT. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 145-152, 2003.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
SIQUEIRA, M. M. M. Satisfação no trabalho. In: SIQUEIRA, M.M.M. (Org.) Medidas do Comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ZAMBERLAN, E. S. Interpretação do desvio padrão. Material didático para disciplina de estatística. 2011. Disponível em https://academicosmedicina.files.wordpress.com/2011/05/interpretacao-desvio-padrao.doc. Acesso em jun. 2019.
WOLFFENBÜTTEL, A. O que é? Desvio Padrão. 2006. Disponível em http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2104:catid=28&Itemid=23. Acesso em jun. 2019