A UTILIZAÇÃO DO COACHING EM ESPAÇOS COLEGIADOS
PERCEPÇÃO DOS INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E COMUNITÁRIOS DE UMA ESCOLA NA ZONA NORTE DE MANAUS - AM
Resumo
Embora seja amplamente conhecido no ambiente empresarial, o processo de coaching ainda se mostra pouco conhecido noutras frentes de atuação alheias a este contexto, dentre elas, a da educação. O presente estudo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de uso do coaching numa Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC) pertencente a uma escola da Zona Norte de Manaus. O trabalho se justifica devido ao fato de que os benefícios do coaching ao serem aplicados em associações colegiadas pode fazer com que seus membros demonstre um comportamento mais colaborativo e focalizado na consecução dos resultados. No tocante aos procedimentos metodológicos, o estudo foi embasado na pesquisa bibliográfica e exploratória, além do estudo de caso e da aplicação de um questionário, o qual foi aplicado junto a 11 participantes integrantes da associação colegiada analisada neste estudo. Os resultados apontaram a existência de alguns aspectos congruentes ao processo de coaching, os quais são desempenhados de forma empírica. Isto faz com que o trabalho desenvolvido por esta APMC seja visto como de credibilidade, por conta do incentivo ao autodesenvolvimento dos participantes em suas atividades. O estudo conclui que estes aspectos se mostram positivos para a criação de um ambiente colaborativo, no qual os esforços existentes são convergidos para a concretização dos resultados pretendidos pela associação.
Referências
ALBUQUERQUE, A.S. et al. Processo de institucionalização: um estudo sobre a experiência do espaço da cidadania ambiental (ECAM). Review of Research, v.7, n.9. p.1-13, 2018.
BACHKIROVA, T.; COX, E.; CLUTTERBUCK, D. The complete handbook of coaching. London: Sage, 2010.
BASTOS, R.D.M. Coaching em Medicina Dentária. Dissertação (Mestrado em Medicina Dentária). Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2019.
BERG, M.E.; KARLSEN, J.T. Mental models in Project management coaching. Engineering Management Journal, v.19, n.3, p.31-41, 2007.
BORA, R. et al. Life coaching for mental health recovery: the emerging practice of recovery coaching. Advances in Pyschiatric Treatment, v.16, p.459-467, 2010.
BORGES, N.S.C.S.; SILVA, R.O.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Gestão participativa e padronização em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica. Interfaces da Educação, v.11, n.32, p. 79 – 105, 2020.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases de Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.
BREI, V. A.; VIEIRA, V. A.; MATOS, C. A. Meta-análise em Marketing. Revista Brasileira de Marketing. v. 13, n.2, p.84-97, 2014.
CARVALHO, D. A. Coaching como ferramenta de mudança comportamental de servidores na gestão pública. In: X ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO, ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENAP). Anais... Brasília, Escola Nacional de Administração Pública, 10 e 11 de dezembro de 2015.
DWECK, C. S. Self-theories: Their role in motivation, personality, and development. New York, NY: Psychology Press, 2000.
COGO, P.S. Coaching acadêmico, um novo processo de apoio e desenvolvimento das competências escolares. Negócios e Talentos, v.9, p.18 – 31, 2012.
FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
GASPAR, D.J.; PORTÁSIO, R.M. Liderança e coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações. Revista de Ciências Gerenciais, v.8, n.18, p. 17 – 41, 2009.
KRAUSZ, R.R. Coaching Executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.
LIMA, R.C. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v.30, p. 1 – 10, 2020.
LUKOSEVICIUS, A. P. Executar é preciso, planejar não é preciso: proposta de framework para projetos de pesquisa. Administração: Ensino e Pesquisa, v.19, n.1, p.32-65, 2018.
LUSTOSA, J. Team e Leader Coaching – 1ª ed. São Paulo: Ser Mais, 2014.
MARQUES, J. R. Professional Self Coaching - PSC. 1. ed. Goiânia: IBC, 2018.
MATTAR, J. Metodologia Científica na Era Digital. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
MINAYO, M.S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n.7, p. 1 – 12, 2017.
NASCIMENTO-E-SILVA, D. Compreendendo o processo gerencial. Manaus: IFAM, 2011.
NASCIMENTO-E-SILVA, D. Manual de redação para trabalhos acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos, questões discursivas. São Paulo: Atlas, 2012.
NASCIMENTO-E-SILVA, D. et al. Proposição de uma sistemática de avaliação de aprendizagem na formação de administradores com base no processo gerencial. Rev. Adm. Universidade Federal de Santa Maria, v.6, n. 4, p. 640-657, 2013.
NAVARRO, L. Autocoaching de carreira & vida. São Paulo: Ser Mais, 2013.
OLIVEIRA, E.S.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Gerenciamento participativo de recursos em espaços pedagógicos. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v.9, n.18, p. 1 – 19, 2020.
PLAKS, J. E. Implicit theories: Assumptions that shape social and moral cognition. Advances in Experimental Social Psychology, 56, 259-310, 2017.
PRESTES, M. L. M. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3. ed. São Paulo: Rêspel, 2005.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
ROMME, G. The quest of professionalism: the case of management and entrepreneurship. Oxford University Press, 2016.
SALLES, W. et al. O canto do coaching: uma análise crítica sobre os aspectos discursivos do triunfo ágil difundido no Brasil. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 13, n. 36, 2019.
SILVA, R.O. Proposta de Autocapacitação para coordenadores de graduação. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019.
SILVA, M.L.O.R.; TENÓRIO, R. Avaliação e diversidade. In: TENÓRIO, R.; LÔRDELO, J.A. (org.). Educação básica: contribuições da pós-graduação e da pesquisa. Salvador: EDUFBA, 2009.
SILVA, R.O.; MARTINS, P.U.F.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Analysis of WhatsApp as a communicational tool for participative management in pedagogical spaces. Research, Society and Development, 9, n.12, p. 1 – 21, 2020.
SILVA, R. O. O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v.8, n.17, p.1-13, 2019.
THIELECKE, J. et al. Clinical and cost-effectiveness of personalized tele-based coaching for farmers, foresters and gardeners to prevent depression: study protocol of an 18-month follow-up pragmatic randomized controlled trial (TEC-A). Frontiers in Psychiatry, v.11, p.1-‘4, 2020.
VERGARA, S.C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2013.
WOLK, L. Coaching: A arte de soprar em brasas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.
YATES, J. The career coaching handbook. New York: Routledge, 2014.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.