CHECK-IN PARA AS ESTRATÉGIAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS RECEPCIONISTAS

ESTUDO DE CASO DO HOTEL X DE PONTA PORÃ, MS

  • Juliana Mayumi NISHI
  • Anderson Luiz Fernandes TERRA
Palavras-chave: capacitação, turismo, pandemia

Resumo

As estratégias de capacitação atreladas às necessidades e às corretas elaboração e implementação do programa de treinamento e desenvolvimento (T&D) do setor hoteleiro, além de qualificar o patrimônio humano, permite a sobrevivência, crescimento e destaque diante de um mercado altamente competitivo e volátil, como é o Turismo. Desta forma, o presente estudo de caso, descritivo e qualitativo tem objetivo de apresentar as estratégias de T&D dos recepcionistas de um hotel localizado em Ponta Porã – MS. Assim, foram realizadas entrevistas com quatro colaboradores através de questionários semiestruturados baseados em Bohlander e Snell (2015), Chiavenato (2014) e Gil (2007). Para manter a integridade e o sigilo, os entrevistados foram codificados e a avaliação foi feita a partir da Análise de Conteúdo por meio da criação de categorias e subcategorias. Os resultados identificaram que o programa de T&D dos recepcionistas é realizado por meio de técnicas de simulação e observação, palestras e cursos elaborados através de parcerias e convênios, bem como o acompanhamento do gestor e da psicóloga. Destaca-se o treinamento realizado por especialistas da saúde pública regional com todos os funcionários para a reabertura do hotel devido a pandemia, e também as formas como as informações são controladas e armazenadas.

Referências

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Publicado
2021-07-02
Como Citar
NISHI, J. M.; TERRA, A. L. F. CHECK-IN PARA AS ESTRATÉGIAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS RECEPCIONISTAS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 588-604, 2 jul. 2021.