ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MANAUS
Resumo
Este estudo apresenta uma avaliação da execução das políticas públicas educacionais do Ensino Fundamental com base nos Relatórios de Gestão dos anos de 2017 e 2018 da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus (SEMED). Especificamente, o estudo buscou identificar quais as políticas públicas que estão sendo empregadas na rede pública atualmente visando à promoção do Ensino Fundamental, examinar os últimos relatórios de gestão apresentados às Secretarias de Educação do Município e do Estado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, onde foram coletados dados secundários por meio da análise dos Relatórios de Gestão enviados pela Secretaria Estadual e Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa documental foram categorizados de forma a identificar os programas que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Educação. Ademais, os resultados do estudo indicam que existem diversos Projetos, Programas e Ações que estão sendo desenvolvidos em ambas as Secretarias, no entanto, os resultados apresentados não apresentam uma análise qualitativa do que foi realizado, limitam-se a apresentar dados quantitativos, principalmente, quanto a quantidade de alunos/professores que foram atingidos ou contemplados pelas ações. É necessária a criação de ferramentas de avaliação formativas, a serem utilizadas em cada política pública proposta, além da divulgação dos dados gerais dos recursos utilizados, da população estudantil como um todo e dos programas somativos relacionados aos resultados obtidos pelas políticas públicas.
Referências
ALVES, D. L. R.; SILVA, E. A. P. O papel das políticas públicas na promoção de uma educação básica de qualidade. In: Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, 2017, Vitória da Conquista, v. 06. p. 750-767.
ALVES, G. C. Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação. 2018. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32736. Acesso em 04 nov. 2020.
AMARAL, G. P. Revolução e autocracia burguesa no Brasil: seus reflexos na educação após o golpe de 1964. Revista Instituto de Políticas Públicas de Marília, v.5, n.1. Publicado em 26 jul. 2019. Disponível em: http://www.bjis.unesp.br/revistas/index.php/RIPPMAR/article/view/9085. Acesso em 26 out. 2019.
BIBLIOTECA FEAUSP. Tabela e quadro: diferenças. Atualizado em 21 set. 2012. Disponível em: https://bibliotecafea.com/2012/09/21/tabela-e-quadro-diferencas/. Acesso em 24 mar. 2019.
BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 02 jan. 2020.
BRASIL. LEI Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 02 jan. 2020.
CARMO. E. S.; PRAZERES, M. S. C. Políticas educacionais para a Amazônia: teorias, práticas e contradições. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 31, n. 3, p. 531 - 543 set./dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/60010/37017. Acesso em 26 nov. 2019.
CORDEIRO, P. A. B. Análises de eficiência como subsídio para políticas educacionais: três ensaios empregando dados de escolas de Ensino Básico do Distrito Federal. Tese (Doutorado em Economia), 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39490. Acesso em 05 dez. 2020.
CÓSSIO, M. de F. A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores. Revista Educação, v.41, n.1, p.66-73, jan.-abr. 2018. Porto Alegre, RS. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29528. Acesso em 25 nov. 2019.
COUGO, A. L.; BICA, A. C.; JARDIM, P. S. A Lei 5.692/71 de Diretrizes e Bases através da revista do Ensino. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 3, 2017. Disponível em: http://200.132.146.161/index.php/siepe/article/view/30831. Acesso em 08 fev. 2019.
CURY, C. R. J. Vinte anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Jornal de Políticas Educacionais v.10, n.20, Jul.-Dez. 2016, p. 03–17. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/49964. Acesso em 26 jan. 2020.
DANIEL, P. R. Gestão pública e economia brasileira nas crises econômicas de 1929 e 2008. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharelado em Administração Pública – PNAP. Universidade Federal Fluminense. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2021. Acesso em 26 jan. 2020.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre/RS: Penso, 2013. 256 p.
GALA, P. A história de 100 anos de PIB no Brasil. Publicado em 30 jan. 2019. Disponível em: https://www.paulogala.com.br/100-anos-de-pib-no-brasil/. Acesso em 25 out. 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª Ed. São Paulo/SP: Editora Atlas S.A, 2017, 173 p.
HACHEM, D. W.; BONAT. A. O ensino médio como parcela do direito ao mínimo existencial. Revista Opinião Jurídica. Fortaleza/CE, ano 14, n. 18, p.144-176, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/750. Acesso em 26 jan. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍZIO TEIXEIRA (INEP). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Publicado em set. 2018. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em 28 out. 2019.
LIMA, L. A. MOTA, V. de S. LEAL, W. P. Políticas públicas e gestão escolar: equidade na educação básica. Revista Humanidades e Inovação, vol. 6, nº7, jun. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1304. Acesso em 30 jul. 2019.
MANAUS (Amazonas). Secretaria de Educação do Município de Manaus. Relatório anual 2017. Manaus, 2017. 424p.
MANAUS (Amazonas). Secretaria de Educação do Município de Manaus. Relatório circunstanciado de 2018. Manaus, 2018. 243p.
MARCONI, M; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8ª Ed. São Paulo/SP: Editora Atlas S.A, 2017, p. 346.
MELO FILHO, A. B. de. TROTA, L. M. As políticas públicas educacionais no brasil: descontinuidade e submissão ao neoliberalismo. IV Congresso Nacional de Educação. Publicado em 2017. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3307_09092017150627.pdf. Acesso em 02 jan. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Avaliações da aprendizagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-inclusiva/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/18843-avaliacoes-da-aprendizagem. Acesso em 28 out. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Publicada em 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 28 out. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Diretrizes e Bases para Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12992-diretrizes-para-a-educacao-basica. Acesso em 04 mar. 2019.
MORAES, I. A. Política externa e desenvolvimento econômico no Brasil: história e paradigmas (1930 – 2016). Revista Conjuntura Global, v. 8, n. 2, p. 117-140, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/conjgloblal/article/view/69870. Acesso em 25 jan. 2020.
MOTA, A. R. P. e. NOVO, B. N. O direito à educação. Revista Jurídica Portucalense, n. 24, p.111-127. Publicado em 3 abr. 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/17198. Acesso em 28 out. 2019.
PINHEIRO, C. M. DAL RI, N. M. Democratização da educação na década de 1980: o fórum de educação na constituinte e a IV Conferência Brasileira de Educação (1986). Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/8/artigo_simposio_8_749_mila_pinheiro_@hotmail.com.pdf. Acesso em 26 out. 2019.
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pee/pee_am.pdf. Acesso em 14 mar. 2019.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www2.manaus.am.gov.br/docs/portal/secretarias/fme/Documento%20Base%20PME%20junho%202015.pdf. Acesso em 14 mar. 2019.
QEdu. Manaus: IDEB 2019. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/3115-manaus/ideb. Acesso em 05 dez. 2020.
QEdu. Manaus: IDEB 2017. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/3115-manaus/ideb?dependence=5&grade=1&edition=2017. Acesso em 05 dez. 2020.
ROSA, C. de M; LOPES, N. F. M; CARBELLO, S. R. C. Expansão, democratização e a qualidade da Educação Básica no Brasil. Revista Poíesis Pedagógica, Catalão/GO, v.13, n.1, p. 162‐179, jan/jun. 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35982. Acesso em 25 jan. 2020.
SILVA A. M. C. J. e. As tensões e contradições das políticas educacionais brasileiras dos governos de Lula e Dilma Rousseff: o Ideb e o Programa Mais Educação. Tese para obtenção do título de Doutorado em Educação. Publicada em 18 fev. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/31802. Acesso em 05 fev. 2020.
SILVA, G. da. SILVA, A. V. da. SANTOS, I. M. dos. O IDEB e as políticas públicas educacionais: estratégias, efeitos e consequências. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 1, p. 258 - 285, JAN/MAR 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/723. Acesso em 02 jan. 2020.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EDUCACIONAL DO AMAZONAS (SADEAM). Disponível em: http://www.sadeam.caedufjf.net/o-sadeam/. Acesso em 05 mar. 2019.