ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MANAUS

  • Déborah BARBOSA
  • Armando ARAÚJO JR.

Abstract

Este estudo apresenta uma avaliação da execução das políticas públicas educacionais do Ensino Fundamental com base nos Relatórios de Gestão dos anos de 2017 e 2018 da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus (SEMED). Especificamente, o estudo buscou identificar quais as políticas públicas que estão sendo empregadas na rede pública atualmente visando à promoção do Ensino Fundamental, examinar os últimos relatórios de gestão apresentados às Secretarias de Educação do Município e do Estado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, onde foram coletados dados secundários por meio da análise dos Relatórios de Gestão enviados pela Secretaria Estadual e Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa documental foram categorizados de forma a identificar os programas que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Educação. Ademais, os resultados do estudo indicam que existem diversos Projetos, Programas e Ações que estão sendo desenvolvidos em ambas as Secretarias, no entanto, os resultados apresentados não apresentam uma análise qualitativa do que foi realizado, limitam-se a apresentar dados quantitativos, principalmente, quanto a quantidade de alunos/professores que foram atingidos ou contemplados pelas ações. É necessária a criação de ferramentas de avaliação formativas, a serem utilizadas em cada política pública proposta, além da divulgação dos dados gerais dos recursos utilizados, da população estudantil como um todo e dos programas somativos relacionados aos resultados obtidos pelas políticas públicas.

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Published
2021-07-02
How to Cite
BARBOSA, D.; ARAÚJO JR., A. ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MANAUS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 695-714, 2 Jul. 2021.