ARRAIAL DO BANHO DE SÃO JOÃO EM CORUMBÁ – MS

POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS ORÇAMENTÁRIAS

  • Elizabeth Salvador
  • José Clevenilton dos Santos
  • Marcelle Caroline Paz das Neves
  • Rogério de Moura Xavier
  • Silvana Duarte
Palavras-chave: Corumbá, São João, Turismo, Orçamento municipal

Resumo

O “Arraial Banho de São João” em Corumbá/MS é mais uma representação da diversidade cultural dos festejos de São João do Brasil. A festa remonta às origens de Corumbá e, pela sua singularidade, foi incorporada ao Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul. No período da festividade há uma grande movimentação no turismo local o que influência investimentos e gastos por parte da administração, desta maneira a proposta do trabalho tem o objetivo de analisar o Orçamento Público do Município de Corumbá MS, visando mensurar exatamente qual foi o comprometimento da Prefeitura da cidade na realização da Festa Cultural Corumbaense no ano de 2018. A Cidade recebe investimentos do governo federal para apoiar na organização do evento, as utilizações desses recursos são apresentadas no Portal da transparência. Os resultados apontam que o festejo é um grande instrumento que influencia positivamente a economia e promove a valorização e proteção da memória histórico-cultural da cidade.

Referências

ALBUQUERQUE, S. P.; CAMPOS, F. L. de R.; CATELLA, A. C. Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul SCPESCA/MS 9 – 2002. Corumbá: Embrapa Pantanal; Campo Grande: SEMA-IMAP. 2005
ALHO, C. J. R.; GONÇALVES, H. C. Biodiversidade do Pantanal: ecologia e conservação. Campo Grande: UNIDERP. 2005
ARTIOLI, A. P. Empreendimentos turísticos de pesca e ecoturismo em um trecho da Bacia do Rio Miranda: impactos gerados pela ocupação e operação: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande. 2002
BATALHA, M. O. Gestão agroindustrial. 2. ed. v. 1. São Paulo: Atlas. 2001.
BENI, M. Análise estrutural do turismo. 8. ed. São Paulo: Editora Senac. São Paulo. 2003
CORDEIRO, N. R. Construção de um modelo de gestão estratégica para organizações prestadoras de serviços utilizando o Balanced Scorecard, o gerenciamento de processos e o Marketing de Relacionamentos. Dissertação (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. 2001.
EMBRAPA PANTANAL. Arranjos Produtivos Turísticos e Desenvolvimento Local. In: Seminário Internacional O Desenvolvimento Local na Integração: Estratégias, Instituições E Políticas. 1. Rio Claro. Anais Eletrônicos... 2004. Disponível em: Acesso em: maio 2020.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. Em busca de metodologias para o es- tudo da cadeia de valor. In: GITHAY, L.; LEITE, M. de P. (orgs). Novas Tramas Produtivas: uma discussão teórico-metodológica. São Paulo: Editora Senac, p. 149-169. 2005
HADDAD, P. R. Texto de referência da Palestra Sobre Cultura Local e Associativismo. Belo Horizonte: Seminário do BNDES sobre Arranjos Produtivos Locais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2006. IBGE Cidades. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/> Acesso em: maio 2020.
LOMBA, M. C. Turismo e exploração sexual de crianças e adolescentes: o caso de Corumbá – Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvi- mento Regional) – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande. 2004
MAMBERTI, M. M. S.; BRAGA, R.; MARTIN, J. H. A história de Corumbá. Bauru: Ed. Do autor. 2003
MASSARI, C. Cadeia produtiva do turismo: modelos para análise e reflexão. Rio de Janeiro: Senac Nacional. 2005
MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes. 2001
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria Do Desenvolvimento Da Produção
OLIVEIRA, Lis Damasceno de; PINHEIRO, Luiz Eustáquio Lopes, MICHELS, Ido Luiz; BRUM, Eron. A organização da atividade turística em Corumbá, sob o enfoque dos conceitos de cadeia produtiva e arranjo produtivo local. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. V6, N3 págs. 511-522. UNIDERP (Brasil) 2008.
PORTAL MINISTÉRIO DO TURISMO. “Banho de São João” é destaque no Pantanal sul mato-grossense - Geraldo Gurgel. Junho de 2016. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6393-%E2%80%9Cbanho-de-s%C3%A3o-jo%C3%A3o%E2%80%9D-%C3%A9-destaque-no-pantanal-sul-mato-grossense.html. Acesso em maio de 2020.
__________. Festejos juninos movimentam economia de cidades brasileiras – Roberto Castro. Julho 2018. Disponível em http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11711-festejos-juninos-movimentam-economia-de-cidades-brasileiras.html. Acesso maio de 2020.
________. Turismo lança Mapa de Festejos Juninos. Junho 2018. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11485-turismo-lan%C3%A7a-mapa-de-festejos-juninos.html. Acesso em maio 2020.
ROCHA, E. A. A festa de São João em Corumbá. São Paulo: EditorAção, 1997.
SOUZA, João Carlos de. O caráter religioso e profano das festas populares: Corumbá, passagem do século XIX para o XX. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 24, n. 48, p. 331-351, 2004.
________. Sertão cosmopolita: tensões da modernidade de Corumbá (1872-1918). São Paulo: Alameda, 2008.
Publicado
2021-07-02
Como Citar
SALVADOR, E.; SANTOS, J. C. DOS; NEVES, M. C. P. DAS; XAVIER, R. DE M.; DUARTE, S. ARRAIAL DO BANHO DE SÃO JOÃO EM CORUMBÁ – MS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 725-737, 2 jul. 2021.