ANÁLISE DE VALOR AGREGADO DE EMPRESAS DO SETOR DE CONSUMO CÍCLICO

UM ENFOQUE CONSIDERANDO OS EFEITOS DA CRISE SANITÁRIA

  • Adriano PERRUD
  • Jorge Luis ARÉVALO

Resumo

O trabalho teve por objetivo analisar a agregação de valor econômico das empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil voltadas para o setor de consumo cíclico. Se incorpora na discussão a crise sanitária causada pelo Covid-19 como fator determinante e, também, a discussão teórica de que o indicador da bolsa de valores pode ser um importante estimador do comportamento da economia. Ante tal, se considerou como objeto de análise as diferentes empresas do setor de consumo cíclico as quais podem servir de reflexo sobre o comportamento do setor em questão. A metodologia usada para o cálculo do valor econômico agregado foi a abordagem descrita nas publicações de Assaf Neto e Damodaran. Os resultados na maioria dos casos negativos, indicam uma diminuição do resultado encontrado para o valor agregado. Além disso, o efeito da pandemia agravou ainda mais os resultados do setor em estudo.

Referências

ASSAF NETO, A. Valuation - Métricas de Valor & Avaliação de Empresas. Editora: atlas; 2ª edição, 2019. São Paulo. 312p.

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. Editora: atlas; 6ª edição, 2012. São Paulo. 757p.

ABCOMM. Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Números do E-commerce. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/tag/crescimento-do-e-commerce/. Acesso em: 11 de abr. de 2022.

BANCO CENTRAL. Estatísticas. IPCA - meta para a inflação e Meta para a taxa Selic. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estatisticas. Acesso em: 13 de abr. de 2022.

BONIZIO, R. C.; SIMONETTI, A. R. análise da sensibilidade do valor econômico agregado em empresas comerciais no segmento de produtos diversos. CONTABILOMETRIA - Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, Monte Carmelo, v. 7, n. 1, p. 31-45, jan.-jun./2020.

CORRÊA, A. C. C. Os fatores determinantes da geração de valor em empresas não financeiras de capital aberto brasileiras. 2012. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012. 

DAMODARAN, A. Avaliação de investimentos: ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Editora: Qualitymark, 2ª edição, 2018. Rio de janeiro. 1056p.

ECONOMÁTICA: Banco de dados. Disponível em: https://economatica.com/. Acesso em: 15 de dez. de 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Dados de inflação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php. Acesso em: 20 de abr. de 2022.

. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Dados de desemprego. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 18 de abr. de 2022.

. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Contas Nacionais. Consumo das famílias. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/industria/9300-contas-nacionais-trimestrais.html?=&t=destaques. Acesso em: 15 de abr. de 2022.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. (2019). IPEADATA. Texto para discussão: Ambiente de Negócios, Investimentos e Produtividade. Brasília: Ipea, 2015. Disponível em: . Acesso: 27 Jun. de 2019.

INTERNATIONATIONAL MONETARY FUND. FMI. (2020). (Washington). A economia mundial: Desaceleração sincronizada, perspectivas precárias. 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2020.

LEITE, Maurício; SILVA, Tarcísio Pedro da. Relação da Estrutura de Capital e do Valor Econômico Agregado no Desempenho Econômico em Empresas Industriais Brasileiras e Chilenas. Rev. fac. cienc. econ., Bogotá, v. 27, n. 1, p. 11-42, June 2019.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS. MDIC. (2020). Balança comercial brasileira: Acumulado do ano. Disponível em Acesso em: 01/07/2020.

PADULA, A. J. A., & ALBUQUERQUE, P. H. M. (2018). Corrupção governamental no mercado de capitais: Um estudo acerca da operação Lava Jato. Revista de Administração de Empresas, v. 58, n. 4, p. 405-417.

PANDINI, J., STÜPP, D. R., & FABRE, V. V. (2018). Análise do impacto das variáveis macroeconômicas no desempenho econômico-financeiro das empresas dos setores de Consumo Cíclico e Não Cíclico da BM&FBovespa. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 17, n. 51.
Publicado
2022-09-19
Como Citar
PERRUD, A.; ARÉVALO, J. L. ANÁLISE DE VALOR AGREGADO DE EMPRESAS DO SETOR DE CONSUMO CÍCLICO. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 5, n. 5, p. 41-54, 19 set. 2022.
Seção
Artigos - Administração Financeira