A IMAGEM CORPORATIVA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO COMO VANTAGEM INSTITUCIONAL DE ALAVANCAGEM DE AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS

  • Arielle Heredia Dorileo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso
  • Dalton de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Imagem Institucional, Marketing, Serviços Públicos

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a imagem institucional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e a importância do emprego de estratégias de marketing para fortalecer a identidade da corporação. O estudo abordou o conceito de imagem corporativa como algo existente no cerne imaginativo das pessoas. Os dados foram coletados por meio de um questionário de característica quali-quantitativa com a participação de 115 entrevistados. Ao se examinar a imagem corporativa do CBMMT, verificou-se que, apesar da credibilidade e notoriedade da corporação, o cidadão utilizador dos serviços públicos prestados pela instituição de bombeiros militar, possui dificuldades em distinguir as diferenças elementares existentes entre o bombeiro civil e bombeiro militar. Como resultado foi constatado que somente a prestação de um serviço público de qualidade não é requisito primordial para ancoragem de uma marca ou imagem institucional, sendo necessário o emprego de ferramentas de marketing para a criação de memórias coletivas fortalecedoras da importância da prevalência de uma organização militar ao invés de uma civil na prestação do serviço público de salvamento, resgate, dentre outros, executados pelo Corpo de Bombeiro Militar Estadual.

Referências

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil.
BRASIL. Decreto federal n. 88.777, de 30 de setembro de 1983. Aprova o regulamento para as policias militares e corpos de bombeiros militares (R-200). Brasília: Casa Civil, 1983. Disponível:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D88777.htm> (Acessado em 1.mar.2023).
BRASIL. Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969. Reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Território e do Distrito Federal, e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 1983. Disponível:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del0667.htm> (Acessado em 1.set.2019).
MATO GROSSO. Lei Complementar Nº 404, de 30 de junho de 2010. Dispõe sobre a estrutura e organização básica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e dá outras providências, 2010. Disponível: (Acessado em 01.mar.2023).
MATO GROSSO. Lei Complementar Nº 555, de 29 de dezembro de 2014. Dispõe sobre o Estatuto dos Militares do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: Assembleia Legislativa, 2014. Disponível:< https://www.bombeiros.mt.gov.br/documents/18620746/19095017/01+LC+555+SET22.pdf/5df957e0-2bfb-bdc3-c3c5-8c9dbe0c2fc2> (Acessado em 01.mar.2023).
MATO GROSSO. Nota Técnica Nº 002/CBM-MT/2020. Analisa e demonstra a área de atuação e limites da profissão Bombeiro Profissional Civil . . Publicado em BGE do CBMMT n. 2437 de 05 de novembro de 2020.
BARE, Bruce M. Marketing images studies. In Robert Feber (edit.). Handbook of marketing research. New York. McGraw-Hill, 1974.
BARICH, Howard & KOTLER, Philip. A Framework for marketing image management. Sloan Management Review, vol. 32, n. 2, p. 01 a 104, Winter 1991.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In DUARTE, Jorge. Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público (pp. 1-32). São Paulo, SP: Atlas, 2007.
CEZAR, Layon Carlos. Comunicação e Marketing no Setor Público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. Brasília: ENAP, 2019.
CHIAVENATO, Adalberto. Introdução da Teoria Geral da Administração. 4. Ed. São Paulo: Makron Books, 1993.
CORRÊA, Vivian Rizziolli, CANTE, Vanderlei Bonoto. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e os Bombeiros Civis: Conflitos de Competência em Análise. Corpo e Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, 2020. Disponível: < https://www.bombeiros.mt.gov.br/documents/18620746/19103978/Vivian+ARTIGO+CIENTIFICO.pdf/38632d67-7860-9f55-6a13-ba842b611988 > (Acessado em 1.maio.2023).
SCHULER, M., TONI, D. d. Gestão da imagem de organizações, marcas e produtos através do MCI: Método para Configuração de Imagem. São Paulo: Atlas, 2015.
CHUN, Rosa. Corporate Reputation: Meaning and Measurement. International Journal of Management Reviews, v.7, n.2, p. 91–109, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2004;
GIBSON, James L., IVANCEVICH, John M., DONNELLY JR, James H. Organizações: comportamento, estrutura, processos. Tradução de Carlos Roberto Vieira de Araújo. São Paulo: Atlas, 1981.
GOMES, Mauro Tapias; SAPIRO, Arão; Imagem Corporativa - Uma Vantagem Competitiva Sustentável. Revista de Administração de Empresas São Paulo, 33(6):84-96 Nov./Dez. 1993.
GRAY, Edmund R.; BALMER, John M. T. Managing Corporate Image and Corporate Reputation. Long Range Planning, v. 31, n. 5, p. 695-702, 1998.
IPEC. Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica. Pesquisa Ipec sobre o Índice de Confiança Social - Julho/2023. Disponível em: < file:///C:/Users/A&A&AG/Downloads/230196_ICS_INDICE_CONFIANCA_SOCIAL_2023.pdf>.
KOTLER, Philip. Marketing management: analysis, planning, implementation and control. 9. Ed. Upper Saddle River, New Jersey. Prentice Hall, 1997.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, P.; LEE, N. Marketing no setor público um guia para um desempenho mais eficaz. Porto Alegre: Bookman, 2008.
KOTLER, P., KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LAZZARINI, Álvaro. Regime próprio de previdência para os militares estaduais. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/7658/regime-proprio-de-previdencia-para-os-militares-estaduais (Acessado em 01/05/2023).
MACKIEWICZ, Andrea. The economist intelligence unit guide to building a global image. New York: McGraw-Hill, 1993.
MADURO, Soraia; FERNANDES, Paula O.; ALVES, Albano. Management design as astrategic lever to add value to corporate reputation competitiveness in higher education institutions. Competitiveness Review, v. 28, n. 1, p. 75-97, 2018.
MARTINS, Gilberto de Andrade; PINTO, Ricardo Lopes. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001.
MASLOW, A. H. A dynamic theory of human motivation. In Steuart Henderson Britt (edit.). Consumer behavior and the behavioral sciences: theories and applications. New Yor: John Wiley & Sons, 1966.
MATTAR, F. N. (2005). Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. (6. ed. rev., atual. e ampl. ed.). São Paulo: Atlas.
MEIRELLES, Hely Lopes; FILHO, José Emmanuel Burle. Direito Administrativo Brasileiro. 42. Ed. / atual. Até a Emenda Constitucional 90, de 15.09.2015. São Paulo, Malheiros, 2016.
MOSCOVICI, S. (2015). Representações sociais: investigações em psicologia social (11. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
SANTOS, Aline Regina; PESSÔA, Fabíola Gostek; RODRIGUES, Ana Paula Grillo; A Imagem Corporativa e seus Reflexos: um Estudo de Imagem da Polícia Militar de Santa Catarina na Perspectiva de Moradores da Grande Florianópolis; Teoria e Prática em Administração, v. 9, n. 1, p. 63-76 -2018.
SIMÃO, Maria Margarida; A Imagem Corporativa das Organizações: uma proposição conceitual revisionista; Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 1-101 – 2000.
SHIMOYAMA, Claudio; ZELA, Douglas Ricardo. Administração de Marketing. Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus - AFESBJ / FAE Business School e da Editora Gazeta do Povo. Curitiba, 2002.
SCHULTZ, D. E.; TANNENBAUM, S. I.; LAUTERBORN, R. F. Integrated marketing communications. Lincolnwood, Ill., USA: NTC Business Books, 1993.
SOARES, João Coelho; SARQUIS, Aléssio Bessa; COHEN, Eric David; SOARES, Thiago Coelho. Social Media Marketing Communication: effect of interactivity and vividness on user engagement. ReMark. São Paulo, v. 18, n. 4, p. 244-258, dez. 2019.
SOUSA, Cecília Melquíades de; ARDIGO, Juliane Pierri; SANTOS, Aline Regina; A Produção Acadêmica Nacional e Internacional Sobre Imagem Corporativa no Setor Público. Gestão & Sociedade – Revista Eletrônica, Janeiro/Abril – 2021.
TOFFLER, Alvin. The Third Wage. New York: William Morrow, 1980.
Publicado
2024-09-13
Como Citar
DORILEO, A. H.; DE SOUSA, D. A IMAGEM CORPORATIVA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO COMO VANTAGEM INSTITUCIONAL DE ALAVANCAGEM DE AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 7, n. 7, p. 48 - 69, 13 set. 2024.