AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DOS INDICADORES DE MARKETING PARA O ALCANCE DAS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS
UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE CAMINHÕES DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO-SP
Abstract
Este trabalho busca avaliar o nível de contribuição dos indicadores de marketing para o alcance das estratégias mercadológicas de uma concessionária de caminhões e ônibus no município de Ribeirão Preto-SP. Para tal, foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Como resultado nota-se que, no campo da estratégia empresarial, a medição de desempenho deixou de ser mero mecanismo de controle para se transformar em suporte fundamental para a gestão estratégica, funcionando como mecanismo de alinhamento e comunicação da estratégia. Em relação às métricas destacam-se as relacionadas a margens e lucros, voltadas ao gerenciamento de produto, rentabilidade do cliente e vendas. Especificamente em relação à organização analisada, apesar da utilização de parte delas, a tradução de tais informações gerenciais ainda é ineficiente e as decisões estratégicas se concentram, em sua maioria, nos indicadores financeiros.
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