PLANTERRA FOODS

POR QUE A GIGANTE DE PROTEÍNAS JBS DECIDIU DESISTIR DO MERCADO DE PROTEÍNAS ALTERNATIVAS DOS ESTADOS UNIDOS?

  • Andrew Vinicius de Freitas GIL
  • Paulo Fernando CHMIK

Abstract

A gigante de proteínas animais brasileira JBS decidiu fechar sua startup de proteínas plant- based Planterra, anunciando o fim de sua participação no mercado de carne plant-based. A notícia repentina suscitou o estudo em busca de entender o porquê de tal decisão em momento em que este mercado aparecia como crescente. Por intermédio do Modelo OLI, ou paradigma eclético, de Dunning (1993), utilizado na tomada de decisão de internacionalização, aplicado a análise de conteúdo. O artigo analisou diversas notícias de variadas fontes procurando explicar a decisão. Os resultados apontaram que o posicionamento estratégico nos Estados Unidos não era compatível ao investimento realizado pela corporação, optando-se por focar em outros países. Ou seja, as vantagens do Modelo OLI Location (L) foram perdidas, preferindo-se dirigir os investimentos ao mercado brasileiro e europeu. As conclusões trazem que o mercado de proteína alternativa precisa ser mais bem compreendido e se põe em dúvida a tendência de seu crescimento nos EUA e no mundo, preconizada na época de pandemia.

References

AVERY, G. Fake meat startup expands overseas and into a new Denver facility. Denver Business Journal, 2021. Disponível em:
. Acesso em: 29 nov. 2022.
BUCKLEY, P. J., & Casson, M. C. The future of the multinational enterprise.London: Macmillan, 1976.
BUCKLEY, P. J., & Casson, M. C. The economic theory of the multinational enterprise. London:Macmillan, 1985.
BUCKLEY, P. J., & Casson, M. C. Models of the multinational enterprise.Journal of InternationalBusiness Studies, v. 29, n. 1, p. 21–44,1998.
CARLEY, K. Coding choices for textual analysis: A comparison of content analysis and map analysis. Sociological Methodology, v. 23, p. 75-126, 1993.
CAVES, R. E. Multinational firms and economic analysis, 1ed. Cambridge: Cambridge Univer-sity Press, 1982.
CAVES, R. E. Multinational firms and economic analysis, 2ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
CHUNG, C. C.; LEE, S.; LEE, J. Dual-Option Subsidiaries and Exit Decisions During Times of Economic Crisis. Management International Review, [S.L.], v. 53, n. 4, p. 555-577, 2013.
CORREIA, S.C.C., A Operação Carne Fraca e as estratégias do governo de Michel Temer para minimizar o escândalo da venda ilegal de carnes. Revista OKARA, v. 12, n. 2, p. 577- 602, 2018.
CUERVO-CAZURRA, A. The multinationalization of developing country MNEs: the case of multilatinas. Journal Of International Management, [S.L.], v. 14, n. 2, p. 138- 154, 2008.
DRIVER, T.; SAUNDERS, C.; DALZIEL, P.; TAIT, P.; RUTHERFORD, P. GUENTHER, M.
UK and USA alternative proteins consumer consumption behaviours and product preferences.
AERU Research Report, v. 367, 2020.
DUNNING, J. H. Multinational enterprises and the global economy. Wokingham, Berkshire:Addison Wesley, 1993.
DUNNING, J. H. The Eclectic Paradigm of International Production: A Restatement and Some. 1988.
ELLWANGER, S. JBS’ Planterra Startup Targets Plant-Based Foods with OZO Brand. Media Post, 2020. Disponível em:
. Acesso em: 1 set. 2020.
EXAME. Além da Lava Jato, as investigações que envolvem JBS e JF, 2017. Disponível em: < https://exame.com/negocios/alem-da-lava-jato-as-investigacoes-que-envolvem-jbs-e- jf/>. Acesso em 24 nov. 2022.
EXAME. Entenda a operação Carne Fraca e os impactos para a BRF. 2018 Disponível em:
. Acesso em 24 nov. 2022.

GARG, M.; DELIOS, A. Survival of the foreign subsidiaries of TMNCs: the influence of business group affiliation. Journal Of International Management, [S.L.], v. 13, n. 3, p. 278- 295, 2007.
GFI. A Indústria de Proteína Alternativa 2020, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2022.
HENNART, J. F. A theory of multinational enterprise. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 1982.
HENNART, J. F. The transaction cost theory of the multinational enterprise. London: Routledge, 1989.
ISTOÉ. IstoéDinheiro. Disponível em: . Acesso em: 1 dez. 2022.
JBS. Histórico. Disponível em: . Acesso em 23 nov. 2022.
JBS. Incrível. Disponível em: . Acesso em 1 dez. 2022.
JBS. Nossa História. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2022.
JBS. Vivera. Disponível em: . Acesso em: 1 dez. 2022. JOSEPH, P.; SEARING, A.; WATSON, C.; MCKEAGUE, J. Alternative Proteins: Market Research on Consumer Trends and Emerging Landscape. International Congress of Meat Science and Technology Review Papers, v. 4, n. 2, 2020.
KLEIN, Simone Boruck; COLLA, Pamila Eduarda Balsan; WALTER, Silvana Anita. O CASO DA ABORDAGEM DE ESTUDOS DE CASOS: elementos, convergências e divergências entre yin, stake e eisenhardt. Revista Administração em Diálogo - Rad, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 122-135, 4 mar. 2021. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP).
LACY-NICHOLS, J.; HATTERSLEY, L.; SCRINIS, G. Nutritional marketing of planted- based meat-analogue products: an exploratory study of front-of-pack and website claims in the USA. Public Health Nutrition, v. 24, n. 12, p. 4430-4441, 2021.
LAVILLE, C., & DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LOUKAKOU, M. D.; MEMBE, N. B. Product standardization and adaptation in International Marketing. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração de Negócios) - Departamento de Economia e IT, University West, Trollhättan, Suécia, 2012.
MAGNIER-WATANABE, R.; LEMAIRE, J.. Inbound foreign direct investment in Japan: a typology. International Business Review, [S.L.], v. 27, n. 2, p. 431-442, 2018.
MARTINS, R. P., MENDES, S. M. Seara Incrível – Crescimento da Marca Através de Ampliação de Mercado. Revista Repensar, v. 3, n. 3, 2022.
MPF. Entenda o caso. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2022.
MURGI, R. e VELASCO E CRUZ, S. C. A internacionalização de empresas brasileiras na América do Sul: impactos da política externa recente e da integração regional. Dissertação (Dissertação em Relações Internacionais) UNESP, Campinas, São Paulo, 2014.
OCDE. Definição de referência de investimento estrangeiro direto (4ª ed.). Paris: OCDE, 2008.
OWHOSO, V.; GLEASON, K. C.; MATHUR, I.; MALGWI, C. Entering the last frontier: expansion by us multinationals to africa. International Business Review, [S.L.], v. 11, n. 4, p. 407-430, 2002.
PAIVA JUNIOR, H. DE C. Introdução de Proteínas Alternativas na Dieta das Escolas. Dissertação (Mestrado Profissional MPGC) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo, 2021
PLANTERRA FOODS. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2022.

REIS, G. G., HEIDEMANN, M. S., BORINI, F. M., MOLENTO, C. F. M. Livestock value chain in transition: Cultivated (cell-based) meat and the need for breakthrough capabilities,Technology in Society, 2020.
ROSSI, G. B.; SERRALVO, F. A.; JOÃO, B. N. Análise de Conteúdo. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 4, p. 39-48, 2014.
RUGMAN, A. M. New theories of the multinational enterprise. London: Croom Helm, 1982.
RUGMAN, A. M. The theory of multinational enterprises: the selected scientific papers of Alan A.M. Rugman, Vol. 1. Cheltenham: Edward Elgar, 1996.
SILVA, C. P., SEMPREBOM, E., REIS, G. G. What About Alternative Meat? The Effect of Neophobia and Negative Affect on the Intention to Buy Meat Substitutes. Brazilian Journal of Marketing, v. 21, n. 4, p. 1244-1264, 2022.
SINGH, M., TRIVEDI, N., ENAMALA, M. K., KUPPAM, C., PARIKH, P., NIKOLOVA, M., CHAVALI, M. Plant-based meat analogue (PBMA) as a sustainable food: a concise review. European Food Research and Technology, v. 247, p. 2499-2526, 2021.
SPOHR, N.; SILVEIRA, F. F. Estratégia Internacional de uma Multinacional Emergente Brasielira: O Caso JBS. Revista de Administração de Empresas (RAE), v. 52, n. 3, p. 300- 312, 2011.
VIERA, P. A., BUAINAIN, A. M., CONTINI, E., GRUNDLING, R. D. P., Geopolítica das carnes: Mudanças na produção e consumo. Revista de Política Agrícola, v. 30, n. 2, p. 83- 105, 2021.
WEF (World Economic Forum) Meat: The Future Series –Alternative Proteins, 2019. Disponível em: . Acesso em: 1 dez. 2022.
WEF (World Economic Forum) Meat: The Future Series –Alternative Proteins, 2019. Disponível em:
. Acesso em: 1 dez. 2022.
WILLIAMSON, O. The economics of organization: The transaction cost approach. American Journal of Sociology, v. 87, n. 3, p. 548–577, 1981.
WOOD, P.; TAVAN, M. A review of the alternative protein industry. Current Opinion in Food Science, v. 47, 2022.
WANG, Z. Q.; SWAIN, N. J. The determinants of foreign direct investment in transforming economies: Empirical evidence from Hungary and China. Weltwirtschaftliches Archiv, v. 131, n. 2, p. 359–382, 1995.
YAZBEK, P. Quanto faturam e quais marcas têm BRF, JBS, Marfrig e Minerva? Quadro compara frigoríficos e explica preferências
dos analistas. Disponível em:
. Acesso em: 5 dez. 2022.
YIN, R. Qualitative Research from Start to Finish. Guilford Publications, New York, 2015.
Published
2023-09-14
How to Cite
GIL, A. V. DE F.; CHMIK , P. F. PLANTERRA FOODS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 6, n. 6, p. 175 - 188, 14 Sep. 2023.