Tendência de adoção de livros didáticos conforme características das obras e das escolas
Abstract
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) representa um dos maiores setores do mercado editorial no Brasil, movimentando mais de 1 bilhão de reais por ano. Implementado pelo governo, atende todas as escolas públicas do país que optarem por participar, tendo essas a autonomia de selecionar as obras que desejam adquirir. Portanto, a capacidade das editoras de alcançar mais escolas durante o período de divulgação é crucial para maximizar as oportunidades de vendas. O objetivo geral do trabalho foi compreender as relações entre as características das instituições com o perfil das obras escolhidas, e gerar insights para otimização das estratégias de vendas. Foram coletados e tratados os dados do resultado das escolhas no programa PNLD 2023-Ef1-Objeto 1, disponibilizados pelo FNDE, o CENSO escolar 2022 e as notas do IDEB 2021 pelas escolas. Foram realizadas análises de correspondência entre as variáveis, e a construção de um modelo logístico binário. A partir dos resultados das análises de correspondência e o mapa perceptual foi possível observar que as categorias esfera estadual, região sul, localização rural, alunado pequeno e IDEB alto tiveram relações significativas com as coleções robustas. Já os livros simples tiveram uma relação significativa com as categorias esfera municipal, localização urbana, alunado grande, nota de IDEB médio e regiões sudeste e centro-oeste. O modelo logístico apresentou uma performance satisfatória, com oportunidade de melhorias. A análise deste reforçou a relação entre as obras simples e instituições com grande alunado e as robustas com escolas estaduais da região sul.