A IMAGEM CORPORATIVA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO COMO VANTAGEM INSTITUCIONAL DE ALAVANCAGEM DE AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS

  • Arielle Heredia Dorileo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso
  • Dalton de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Abstract

O objetivo do estudo foi analisar a imagem institucional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e a importância do emprego de estratégias de marketing para fortalecer a identidade da corporação. O estudo abordou o conceito de imagem corporativa como algo existente no cerne imaginativo das pessoas. Os dados foram coletados por meio de um questionário de característica quali-quantitativa com a participação de 115 entrevistados. Ao se examinar a imagem corporativa do CBMMT, verificou-se que, apesar da credibilidade e notoriedade da corporação, o cidadão utilizador dos serviços públicos prestados pela instituição de bombeiros militar, possui dificuldades em distinguir as diferenças elementares existentes entre o bombeiro civil e bombeiro militar. Como resultado foi constatado que somente a prestação de um serviço público de qualidade não é requisito primordial para ancoragem de uma marca ou imagem institucional, sendo necessário o emprego de ferramentas de marketing para a criação de memórias coletivas fortalecedoras da importância da prevalência de uma organização militar ao invés de uma civil na prestação do serviço público de salvamento, resgate, dentre outros, executados pelo Corpo de Bombeiro Militar Estadual.

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Published
2024-09-13
How to Cite
DORILEO, A. H.; DE SOUSA, D. A IMAGEM CORPORATIVA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO COMO VANTAGEM INSTITUCIONAL DE ALAVANCAGEM DE AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 7, n. 7, p. 48 - 69, 13 Sep. 2024.