RELACIONAMENTO ENTRE FABRICANTES E CONSUMIDORES FINAIS DE NOVOS SUBSTITUTOS DA CARNE

USO DE MÍDIA SOCIAL PARA CRIAÇÃO DE VALOR

  • Mirian Natali Blézins MOREIRA
  • Claudimar Pereira da VEIGA
  • Cássia Rita Pereira da VEIGA
Palavras-chave: mídias sociais, , novos substitutos da carne, criação de valor

Resumo

As mídias sociais representam uma nova forma de relacionamento entre empresas e consumidores, tendo alcançado destaque como uma ferramenta de marketing. Entretanto, pesquisas ainda não avaliaram o potencial do uso de mídias sociais por fabricantes para a criação de valor para consumidores finais de novos substitutos da carne, um tipo de produto que vem ganhando espaço no mercado e na mídia. Portanto, através da análise de conteúdo de comentários coletados nos perfis do Instagram de duas empresas fabricantes de novos substitutos da carne, investiga-se o potencial do uso de mídias sociais para criação de valor para os consumidores finais de tais produtos. Os comentários coletados foram agrupados em 13 categorias de benefícios almejados pelos consumidores e analisados dentro de uma proposta de valor prospectiva baseada no mix de marketing. Aproximadamente 84% dos comentários categorizados continham insights relacionados à distribuição e produtos, enquanto que os 16% restantes se relacionavam a preços e promoção. As descobertas evidenciam que as mídias sociais podem ser utilizadas por fabricantes de novos substitutos da carne como uma ferramenta de apoio para criação de valor para consumidores finais. Esta pesquisa preenche uma lacuna na literatura e pode auxiliar profissionais de marketing de empresas que fabricam novos substitutos da carne a melhorar sua proposta de valor para consumidores finais.

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Publicado
2021-07-01
Como Citar
MOREIRA, M. N. B.; VEIGA, C. P. DA; VEIGA, C. R. P. DA. RELACIONAMENTO ENTRE FABRICANTES E CONSUMIDORES FINAIS DE NOVOS SUBSTITUTOS DA CARNE. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 243-253, 1 jul. 2021.