ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA DE VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO IMPRESSA PARA COMUNICAÇÃO DIGITAL

  • Regina da Silva de Camargo BARROS
Palavras-chave: Mídia impressa, Meio digital, Internet, integração de mídias

Resumo

Parte dos veículos de comunicação, principalmente os do meio impresso, enfrenta desafios para manter-se em um mercado no qual inovações promovem constantes mudanças na maneira de se consumir informação, fato desencadeado, principalmente, após a popularização da internet, na década de 90. Este trabalho tem o objetivo de analisar como alguns veículos de comunicação tem se adaptado a fim de aproveitar as facilidades providenciadas pela internet a fim de levar a mensagem e atrair o maior número de leitores, compreendendo que o modelo tradicional emissor/receptor foi impactado, sendo influenciado coletivamente, pelos meios digitais e para isso foi realizado um estudo de caso da revista Galileu, da Editora Globo. Os resultados apontam uma tendência cada vez maior na busca de informação de forma on-line, já que a internet é um recurso consolidado no cotidiano de grande parte da população, especialmente dos jovens e resta o desafio da inovação dos veículos de comunicação impressos a fim de se manterem no mercado.

Referências

ALCAPADINI, Rafael. O declínio dos jornais. eGV Executivo, 2007. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
ALCH, Mark L. The Net Generation. Supervision, v. 54, 2000.
ALCH, Mark L. Get Ready for a New Type of Worker in the Workplace: the Net
Generation. Supervision, v. 69, n. 6, p. 18-21, 2008.
ANDRADE, Renato Fonseca Alves. Gestão dos jornais brasileiros na internet: um estudo sobre os fatores de aceitação, impactos e oportunidades no ambiente digital. São Paulo: SESI-SP Editora, 2014.
ANSOFF, H. Igor; DECLERCK, Roger P.; HAYES, Robert L. Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1981.
BAIRON, S.; PETRY, L. C. Hipermídia: Psicanálise e História da Cultura. São Paulo: EDUCS; Mackenzie, 2000.
BARBOSA, Suzana; MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo e Tecnologias Móveis. São Paulo: Labcom, 2013.
BARBOSA, Suzana; SILVA, Fernando Firmino; NOGUEIRA, Leila Nogueira. Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma. Curitiba: Anais 10o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2012.
BARSH, Joanna; LEE, Georgia Shao-Chi; MILES, Alan. Beyond print: A future for magazines. The McKinsey Quarterly, n. 3, p. 122-130, 1999.
BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
57
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade, 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
BLANCHARD, O. Social media ROI: managing and measuring social media efforts in your organization. Boston: Pearson Education, 2011.
BOCZKOWSKI, Pablo J. Newspaper Culture and Technical Innovation: 1980-2005. In: NEUMAN, W. Russell (Ed.). Media, Technology, and Society: Theories of Media Evolution. Michigan: Digital Culture Books, 2010, p. 22-38.
BOTELHO, Joacy Machado; ALMEIDA, Edgar. Um Estudo Sobre a Pulverização da Verba Publicitária. In: Encontro de Marketing da ANPAD, 2, 2006. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2006.
BRITTOS, Valério Cruz. Economia Política Da Comunicação - Convergência Tecnológica e Inclusão Digital. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.
BUGHIN, J.; BYERS, A. H.; CHUI, M. How social technologies are extending the organization. McKinsey Quarterly, v. 11, p. 1-10, 2011.
CARVALHO, Nathalia. Encontro da Associação Nacional de Editores de Revistas: "O que fazer quando leitores migram a audiência para o mobile?". 2015. Disponível em http://portal.comunique-se.com.br/index.php/destaque-home/77604-o-que-fazer- quando-leitores-migram-a-audiencia-para-o-mobile. Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e
cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHYI, H. I. Information surplus in the digital age: Impact and implications. In Z. Papacharissi (Ed.), Journalism and citizenship: New agendas (p. 91–107). Nova Iorque: Taylor & Francis. 2009.
CHYI, Hsiang Iris; LEE, Angela, M. Theorizing online news consumption: a structural model linking preference, use, and paying intent. 13 th International Symposium on Online Journalism. Austin, TX, 2012.
COIMBRA, Rosângela Gamba C. de; SCHIKMANN, Rosane. A Geração Net. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25, 2001. Anais... Campinas: Anpad, 2001.
COMSCORE. Futuro Digital em Foco Brasil 2015 - Digital Future Focus Brazil 2015. 2015. Disponível em < https://www.comscore.com/por/Imprensa-e- eventos/Apresentacoes-e-documentos/2015/2015-Brazil-Digital-Future-in-Focus>. Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
CORAIOLA, D. M.; MACHADO-DA-SILVA, C. Discurso organizacional e isomorfismo institucional: as mudanças gráficas em jornais brasileiros. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 7, n. 2, p. 1-13, 2008.
FERREIRA, Patrícia Aparecida; REZENDE, Daniel Carvalho de; LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva. Geração Canguru: Algumas Tendências que Orientam o Consumo Jovem e Modificam o Ciclo de Vida Familiar. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 3, 2008. Anais... Curitiba: Anpad, 2008.
GALILEU. Revista Galileu. Edição de Agosto 2015. São Paulo: Editora Globo, 2015. GIMPEL, Gregory; WESTERMAN, George. Shaping the Future: Seven Enduring
Principles for Fast-changing Industries. 2012.
GOOGLE. Google AdSense. 2015. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
HAAK, Bregtje; PARKS, Michael; CASTELLS, Manuel. The future of journalism: Networked journalism, 2012.
HOLBROOK, Morris B. The nature of customer value: an axiology of service in consumption experience. In: RUST, Roland T. E OLIVER, Richard L. Service quality: new directions in theory and practice. Thousand Oaks: Sage, 1994, p. 21-71.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). 2015. Disponível em e . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
IBOPE, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
IBOPE, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Pesquisa Brasileira de Mídia. 2015. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
IVC, Instituto Verificador de Circulação. Disponível em: . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
IVC, Instituto Verificador de Circulação. IVC BRASIL DIVULGA BALANÇOS ANUAIS DOS MEIOS JORNAL, REVISTA E DIGITAL. 2015. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferências da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71 -81, jan./abr. 2001. Disponível em: . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
JASPER, Jackson. Crise dos jornais impressos chega aos países emergentes. 2013. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
JENKINS, Henry. A Cultura da Convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008. 380p.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JENKINS, H. Cultura da Convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de
comunicação. Tradução de Suzana Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JESUS, ALINE. História das redes sociais: do tímido Classmates até o boom do Facebook. 2012. Disponível em: . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, v. 53, n. 1, p. 59-68, 2010.
KAWAMOTO, Kevin. Journalism digital: emerging media and the changing horizons of journalism. In: KAWAMOTO, Kevin. Journalism digital: emerging media and the changing horizons of journalism. Lanham: Rowman & Littlefield, 2003. p. 1 -29.
KING, Elliot. Free for All: the Internet’s Transformation of Journalism. Evanston: Northwestern University Press, 2010. 328p.
KORDUPLESKI, Ray; SIMPSON, Janice. Mastering customer value management: the art and science of creating competitive advantage. An Arbor: Malloy Lithographing, Inc, 2003.
KOTLER, Philip. Marketing Management. ed. 9. Prentice Hall, New Jersey, 1997. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São
Paulo: Prentice-Hall, 2000.
KOTLER, Philip. Marketing de Serviços Profissionais 2. ed, São Paulo: Manole,2002.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KOTLER P., KELLER K., Administração de Marketing, 12 edição, São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2006.
LAI, L. S.; TURBAN, E. Groups formation and operations in the Web 2.0 environment and social networks. Group Decision and Negotiation, v. 17, p. 387-402, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
LAUX, Fabiano Notti; ALMEIDA, Stefânia O. de Almeida; PEREIRA, Rita de Cássia de Faria. Marketing de Gerações: Construção e Teste de Escala para Avaliação da Marca de Refrigerante Coca-Cola por Jovens na Fase de Transição entre as Gerações X e Y. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2005.
LIMA, João Cláudio; MARQUES, José de Melo. Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações. Brasília: Ipea, 2013.
MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71 -81, 2009.
MAYER- SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work and Think, v. 1, outubro 2013.
NAA, Newspaper Association of America. Newspapers: Stabilizing, but Still Threatened. 2013. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
OLIVEIRA, N. As Características das Redes Sociais. 2012. Disponível em: . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
R7. Editora Abril fecha versão digital da revista INFO. 2015. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
OLIVER, R. L. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New York:
McGraw Hill, 1997.
OLIVER, Richard L. Whence consumer loyalty? Journal of Marketing. V. 63, p. 33-44, special issue, 1999.
ORIHUELA, José Luiz. eCommunication: the 10 paradigms of media in the digital age. IIA20 COST Conference, Jun. 2003.
ORIHUELA, José Luis. eCommunication: the 10 paradigms of media in the digital age. In: SALAVERRÍA, Ramón; SÁDABA, Charo (Ed.). Towards new media paradigms: content, producers, organizations and audiences. Pamplona: Eunate, 2004.
PAIVA, João C.; COSTA, Luiza A.; FIOLHAIS, Carlos. MOCHO: Um portal de ciência e cultura científica. Coimbra, Portugal. 2002. Disponível em Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
PENG, F. Y.; THAM, N. I.; XIAOMING, H. Trends in Online Newspapers: a look at the US web. Newspaper Research Journal, v. 20, n. 2, p. 52-63, 1999.
PEREIRA, Beatriz De Castro Sebastião; IKEDA, Ana Akemi. Segmentação por Coortes como Ferramenta de Marketing. In: Seminários em Administração FEA- USP, 9, Anais... São Paulo: USP, 2006.
PINHO, J. B. Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on- line. São Paulo: Summus, 2003
POLONI, Gustavo. Editorial. Revista Galileu. Agosto 2015. São Paulo: Editora Globo, 2015.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2004. RAYPORT, Jeffrey F.; SVIOKLA, John J. Exploiting the Virtual Value Chain. Harvard
Business Review. p. 75-85, nov./dez. 1995.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. v. 1. Porto Alegre: Editora Sulina,2014.
RIBEIRO, Aurea Helena Puga; MONTEIRO, Plínio Rafael Reis, MARTINS, Fernando Dias,
PEREIRA, Iêda Lima. O Leitor e sua Relação com a Revista Impressa e a Revista Eletrônica. Rio de Janeiro, ANPAD, 2008.
SILVA, P. R. C.; RIBEIRO, J. L. Uma Proposta para Modelagem do Valor Percebido na Prestação de Serviços. Revista Produção, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 1, 2002.
SHIMP, T. Propaganda e Promoção: Aspectos Complementares da Comunicação Integrada de Marketing. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
SHINN, Annys. Newspaper Circulation Continues to Decline. Washington Post. 2005. Disponível em:. Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
SOLOMON, M. Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
STELZNER, M. A. 2012 Social media marketing industry report: how marketers are using social media to grow their businesses. 2012. Disponível em: . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
TAPSCOTT, Don. Geração Digital: A Crescente e Irreversível Ascensão da Geração Net. 1. ed. São Paulo: Makron Books, 1999.
VAZ, P. Mediação e tecnologia. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (Org.). Genealogia do virtual: comunicação, cultura e tecnologia do imaginário. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 216-238.
UIT, União internacional de Telecomunicações. ICT Facts and Figures. 2015. Disponível em . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
WEBER, Joe; KHERMOUCH, Gerry. Can Red Eye Get Gen Y to the Newsstand? Business Week Online. 2002. Disponível em: . Data de acesso: 07 de dezembro de 2015.
ZEITHAML, V.A. Consumer perceptions of price, quality and value: a means-end model and synthesis and evidence. Journal of Marketing. v. 52, p. 2-22, jul. 1998.
Publicado
2021-07-01
Como Citar
BARROS, R. DA S. DE C. ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA DE VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO IMPRESSA PARA COMUNICAÇÃO DIGITAL . Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 269-284, 1 jul. 2021.