O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E O IMPACTO NO CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS RELIGIOSOS

  • Thayane Oliveira Silva de CASTRO
  • Renata Céli Moreira da Silva PAULA
Palavras-chave: Mídias Sociais Digitais, Comportamento do Consumidor, Consumo Religioso

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender a importância e a influência da utilização das mídias digitais no consumo de produtos e serviços religiosos. O método de pesquisa utilizado foi a exploratória, com abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade com pessoas que se consideram católicas e foram escolhidas por conveniência nas três paróquias com maior fluxo de fiéis na cidade de Macaé - RJ. Os principais resultados apontaram que os atuais fiéis estão cada vez mais conectados, utilizam as mídias sociais digitais diariamente como forma de obterem informações e de se relacionarem. E no âmbito religioso, as mídias são de grande valia, pois através delas é possível acessar a catequeses e a Santa Missa, adquirir produtos religiosos e manter-se informado sobre a religião. Os perfis nas redes sociais dos Sacerdotes e do Papa Francisco, com o número expressivo de seguidores, corroboram com a importância de investir na digitalização do modo de evangelizar a fim de atingir um público maior e heterogêneo. Através da pesquisa foi possível identificar que o tempo em que os fiéis professam a religião interfere diretamente nos seus hábitos de consumo e que as mídias sociais têm um grande potencial no processo da Evangelização contemporânea, devido ao acesso em larga escala pelos usuários.

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Publicado
2021-07-01
Como Citar
CASTRO, T. O. S. DE; PAULA, R. C. M. DA S. O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E O IMPACTO NO CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS RELIGIOSOS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 342-360, 1 jul. 2021.