AS PRÁTICAS DE LIDERANÇAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS

UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE UARINI - AM

  • Kimmy Paula Silva de ARAÚJO
  • Reginaldo de Sousa MARTINS
  • Jurandir Moura DUTRA
Palavras-chave: Comportamento, liderança, escola

Resumo

O tema Comportamento Humano nas Organizações foi escolhido em razão do interesse de se analisar a importância das práticas de liderança nas escolas estaduais urbanas e como elas afetam os colaboradores e o rendimento do exercício das suas funções. Este tema está relacionado com a atuação do líder e os estilos de liderança, buscando identificar os estilos de liderança observados nas escolas em estudo. A importância de se analisar os estilos de liderança nas escolas, acontece pelo fato de ser o líder o principal condutor da instituição e grande responsável, juntamente com sua equipe, em conduzir a organização ao sucesso ou fracasso. O estudo de caso “Como as práticas de lideranças interfere no desenvolvimento das escolas públicas estaduais? ” visa conhecer práticas adotadas pelos gestores e como elas refletem no desenvolvimento das atividades de seus colaboradores. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, aplicada e quali-quantitativa, o projeto de pesquisa possibilitou compreender que não há como definir um líder a partir de um único estilo de liderança, pois o mesmo indivíduo pode adotar diferentes atitudes em relação a diversos aspectos como tomada de decisões, divisão de tarefas e dentre outros. Apenas comprovamos que prevalece diferentes estilos de liderança.

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Publicado
2021-07-01
Como Citar
ARAÚJO, K. P. S. DE; MARTINS, R. DE S.; DUTRA, J. M. AS PRÁTICAS DE LIDERANÇAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 471-487, 1 jul. 2021.