A APLICABILIDADE DO MÉTODO A3 NO GERENCIAMENTO DE RISCOS DE INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS

  • Ronison Oliveira da SILVA
  • Dauana Berndt INÁCIO
  • Larissa Fernandes SOARES
  • Daniel NASCIMENTO-E-SILVA
Palavras-chave: Gerenciamento de Riscos, Solução, Problema

Resumo

O presente estudo teve por objetivo propor a aplicabilidade do Método A3 no gerenciamento de riscos em instituições da educação superior. O método utilizado foi o bibliográfico conceitual criado por Nascimento-e-Silva (2020), o qual é formado por quatro estágios: a) definição das perguntas de pesquisa; b) coleta de dados; c) organização e análise dos dados, e; d) geração das respostas. O estudo depreendeu que este método pede que as soluções propostas sejam criadas em redes colaborativas pelos segmentos diretamente impactados com o problema existente. Desta forma, a aplicabilidade do Método A3 representa não apenas uma forma efetiva de solucionar adversidades como também de elevar o aprendizado dos colaboradores a respeito da solução de problemas organizacionais. O estudo concluiu que o Método A3 é uma ferramenta de baixo custo, a qual através do conhecimento dos atores envolvidos na solução das situações problemáticas busca elevar o nível de excelência no desempenho organizacional, o que pode ser trazido para o campo do gerenciamento de risco em instituições universitárias.

Referências

ABMES. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Novo modelo regulatório da educação superior: o que muda na rotina das IES. Cenários da educação superior no Brasil: reflexões sobre a nova legislação e os novos instrumentos de avaliação. Brasília: ABMES Editora, 2018.

ANDRADE, T.S.S. A importância da divulgação científica em processos formativos de professores no ensino tecnológico. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2016.

ANNARELLI, A.; NONINO, F. Strategic and operational management of organizational resilience: current state of research and future directions. Omega, v.62, p.1-18, 2016.

ARRUDA, C. L.; MENCHINI, F.; RUSSO, P. T. Percepção sobre os Fatores do Gerenciamento de Riscos Corporativos que influenciam o Planejamento Estratégico. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 11, n. 2, p. 241-254, 2019.

BARROS, A. J. N. O processo de Gestão de Riscos nas Organizações. Dissertação (Mestrado em Auditoria) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Porto, 2012.

BASTCHEN, G. Método de apoio a tomada de decisão dentre múltiplas alternativas considerando fatores de risco no contexto de uma mudança de engenharia. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

BORGES, N.S.C.S.; SILVA, R.O.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Gestão participativa e participação em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica. Interfaces da Educação, v.11, n.32, p. 79 – 105, 2020.

CAO, L.; WU, H. Community collaboration for ERP implementation. IEEE Software, v.26, n.6, p. 48 – 55, 2009.

COSTA, L.; MARINHO, S. V. A Utilização de Ferramentas Prospectivas em Gerenciamento de Risco de Projetos Estratégicos – Análise dos Institutos de Inovação e Tecnologia do Sistema Fiesc. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 9, n. 2, p. 88-115, 2017.

CRETU, O.; STEWART, R.B.; BERENDS, T. Risk management for design and construction. Hoboken: John Wiley & Sons, 2011.

DAMAYANTI, N.; DAYU, A.T.; HURHASANAH. The effectivenees of guidding question technique in teaching writing recount text. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOCIAL SCIENCES & HUMANITY, ECONOMICS AND POLITICS. Proceedings... Phuket, Tailândia, 10 a 12 de janeiro de 2020, p. 125 – 127.

DAMODARAN, A. Gestão estratégica do risco: uma referência para a tomada de decisões empresariais. Porto Alegre: Bookman, 2009.

D’ÁVILA, P. R. Liderança, qualidade de troca social em equipes de trabalho e o comprometimento organizacional: um estudo com peacekeepers brasileiros no Haiti. Tese (Doutorado em Gestão da Administração Pública). Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2016.

DENNIS, P. Fazendo acontecer a coisa certa. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2007.

FIGUEIREDO JUNIOR, J.V.D. Prevenção e controle de perdas: uma abordagem integrada. 1 ed. Natal: IFRN, 2009.

GAMA NETO, R.B. Impactos da COVID-19 sobre a economia mundial. Boletim de Conjuntura, v.2, n.5, p.113-127, 2020.

GRABAN, M. Hospitais Lean. 2.ed. Bookman: Porto Alegre,2013.

HOLLÓS, A. C. Gerenciamento de riscos: uma abordagem interdisciplinar. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 1, p. 72-81, abr. 2009.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de curso de graduação presencial e a distância: Autorização de cursos. Brasília: INEP, 2017.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de curso de graduação Presencial e a distância: Reconhecimento, Renovação de Conhecimento. Brasília: INEP, 2017.

KANAN, L. A.; ZANELLI, J. C. Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário. Revista Espaço Pedagógico, v.18, n.1, p.151-170, 2011.

JIMMERSON, C.; WEBER, D.; SOBEK, D.K. Reducing waste and errors: piloting lean principles at Internmountain Healthcare. Joint Comission Journal on Quality and Patient Safety, v.31, n.5, p. 249 – 257, 2005.

MONEVA, J.C.; BOLOS, N.G. Assertiveness and performance tasks. International Journal of Social Science Research, v.8, n.2, p. 143 – 155, 2020.

NASCIMENTO-E-SILVA, D. Gestão de organizações de ciência e tecnologia: ferramentas e procedimentos básicos. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

NASCIMENTO-E-SILVA, D. Manual de redação para trabalhos acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos, questões discursivas. São Paulo: Atlas, 2012.

NASCIMENTO-E-SILVA, D. Manual do método científico-tecnológico: versão sintética. Florianópolis: DNS Editor, 2020.

NOURI, N.; McCOMAS, W.F. History of science (HOS) as a vehicle to communicate aspects of nature of science (NOS): multiple cases of HOS instructors’ perpectives regarding NOS. Research in Science Education, p.1-17, 2019.

NUNES, E.A. Aplicação das ferramentas do lean manufacturing na melhoria dos processos de fabricação de presilhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica). Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi, 2019.

OKREPILOV, V.V.; GETMANOVA, G.V.; KHMEID, G.V. Development of a management system for educational projects in the context of distance education. Journal of Physics: Conference Series, n. 1691, p. 1 – 5, 2020.

OLIVEIRA, E.S.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Gerenciamento participativo de recursos em espaços pedagógicos. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v.9, n. 18, p. 1 – 19, 2020.

OTA, E. T. Os desafios para o uso do planejamento estratégico nas organizações públicas: uma visão de especialistas. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2014.

PARASCHIVESCU, A.O.; COTÎRLET, P.C. Quality continuous improvement strategies kaizen strategy – comparative analysis. Economic Transdisciplinary Cognition, v.8, n.1, p.12-21, 2015.

PINTO, S.P.C.R. OEE como indicador de desempenho para a gestão de melhoria contínua. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial). Universidade do Aveiro, Aveiro, 2015.

PRIORI, F.R. Análise dos Métodos A3, FRAM e RCA aplicados para soluções de problemas em ambiente hospitalar. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, P

PRIORI, F.R.; SAURIN, T.A. Solução de problemas em uma emergência hospitalar: avaliação dos métodos A3 e análise de causa raiz. Produção On Line, v.20, n.1, p. 63 -94, 2020.

RABBI, B.; MONTEIRO, F.N.C. Análise da viabilidade de implantação de uma franquia fast-food no município de Santo Antônio de Pádua utilizando ferramentas de gestão estratégica. Brazilian Journal of Development, v.4, n.5, p.2377 – 2393, 2018.

RODRIGUES, J.P.R. Melhoria de desempenho do processo de produção de antenas numa empresa do setor automóvel. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial). Universidade do Minho, Braga, 2020.

ROMME, G. The quest of professionalism: the case of management of entrepreneurship. Oxford University Press, 2016.

SAAD, N.M. et al. A3 thinking approach to support konwledge-driven design. Int. Adv. Manuf. Technol., v.68, p. 1371 – 1386, 2013.

SHOOK, J. Managing to learn: using the A3 management process to solve problems, gain agreement mentor and lead. Boston: Lean Enterprise Institute, 2008.

SHOOK, J. Toyota Secret: the A3 Report. MIT Sloan Management Review, v.50, n.4, 2009.

SIECKMAN,F.; PETRUSCH, N.; KOHL, H. Effectivity of learning factories to convey problem solving competencies. Procedia Manufacturing, v.45, p. 228 – 233, 2020.

SILVA, R.O. Proposta de autocapacitação para coordenadores de graduação. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019.

SILVA, A.A.; BRITO, E.P.Z. Incerteza, racionalidade limitada e comportamento oportunista: um estudo na indústria brasileira. Rev. Adm. Mackenzie, v.14, n.1, p.176-201, 2013.

SILVA, R.O. et al. O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v.8, n.17, p.1-13, 2019.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SOBEK, D.K.; JIMMERSON, C. A3 Reports: tool for organizational transformation. In: INDUSTRIAL ENGINEERING RESEARCH CONFERENCE. Proceedings... Norcross, Georgia, p.1-6, 2006.

TRIVELATO, B. F. A importância do gerenciamento de riscos nas organizações contemporâneas. Refas: Revista Fatec Zona Sul, v. 4, n. 2, p. 1-20, fev. 2018.

VALLE, M.R.L.; NASCIMENTO-E-SILVA, D.; SILVA, R.O. Avaliação participativa nos espaços pedagógicos: análise de uma instituição escolar do Norte do Brasil. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v.9, n.18, p. 1 – 17, 2020.
Publicado
2021-07-02
Como Citar
SILVA, R. O. DA; INÁCIO, D. B.; SOARES, L. F.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. A APLICABILIDADE DO MÉTODO A3 NO GERENCIAMENTO DE RISCOS DE INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 753-766, 2 jul. 2021.