A INFLUÊNCIA DA IMAGEM DOS ATLETAS DO SURFE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

  • Daniel Velasco CAMPOS
  • Renata Céli Moreira da Silva PAULA
Palavras-chave: Marketing, Marketing Esportivo, Comportamento do Consumidor, Imagem do Atleta

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da imagem dos atletas profissionais de surfe na compra de produtos relacionados ao esporte. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores ou simpatizantes do esporte surfe, todos residentes na cidade de Macaé-RJ. Os resultados mostraram que todos os entrevistados já assistiram algum evento ou competição de surfe pela TV, Internet ou pessoalmente. A maioria disse ser fã de algum atleta do esporte e, com o acesso à Internet e redes sociais, podem acompanhar o dia a dia e campeonato dos atletas do esporte pela rede social Instagram. Os produtos relacionados ao surfe mais consumidos pelos entrevistados foram acessórios para a prática do esporte, vestuário e acessórios pessoais. Os locais mais usados para compra de produtos de surfe são as lojas físicas e pela Internet, sendo a Internet o local com maior preferência para consumo, pela facilidade em encontrar variedade de produtos e pelo preço mais acessível. A motivação para a compra de produtos relacionados ao surfe foi o estilo de vida que o surfe representa. Os entrevistados demonstraram vontade de usar o que os atletas usam e associam a recomendação do atleta à qualidade da marca.

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Publicado
2023-09-14
Como Citar
CAMPOS, D. V.; PAULA, R. C. M. DA S. A INFLUÊNCIA DA IMAGEM DOS ATLETAS DO SURFE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR . Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 6, n. 6, p. 1 - 19, 14 set. 2023.