ISSN 2594-8407

Qualis B3

Foco e Escopo

A Revista Ateliê do Turismo (AT) é um periódico on-line que publica artigos e ensaios originais que contribuem para o avanço do conhecimento do Turismo e Hospitalidade, em suas diversas interfaces com outras áreas. Com periodicidade semestral, a revista conta com a contribuição de autores nacionais e internacionais, contemplando como missão proporcionar um espaço de diálogo, difusão e reflexão científica, proporcionando o fomento, acessibilidade e disseminação dos estudos acadêmicos e científicos relacionados ao Turismo e Hospitalidade. Com abrangência nacional e internacional, os trabalhos escritos podem ser enviados em português, espanhol e inglês. A revista também prevê a publicação de entrevistas, relatos de experiências e resenhas de interesse à comunidade científica da área.

A partir dessa propositura, nasceu a Revista Ateliê do Turismo, no ano de 2017, no Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo como editores o Prof. Dr. Izac de Oliveira Belino Bonfim e Prof. Dr. Guilherme Garcia Velasquez. A revista científica surgiu como um espaço de sociabilidade para a troca de informações e publicações de trabalhos, artigos e resenhas críticas referentes às temáticas relacionadas ao turismo/hospitalidade/lazer e áreas afins.

No ano de 2023, a revista científica migrou para a ESAN – Escola de Administração e Negócios,  na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde está localizado o Curso de Turismo.

A Revista Ateliê do Turismo é uma publicação científica de acesso aberto, que permite o livre acesso a todos os seus artigos e conteúdos sem qualquer custo para leitores ou instituições. Nosso compromisso é garantir a disseminação do conhecimento de forma ampla e inclusiva, promovendo a acessibilidade às pesquisas e contribuindo para o avanço acadêmico e científico na área de Turismo. Todos os artigos são publicados sob uma licença Creative Commons, permitindo que os autores mantenham os direitos sobre suas obras e que o público possa reutilizá-las, desde que atribuída a devida autoria.

 

Tipos de manuscritos aceitos para publicação:

Artigos de Pesquisa – Podem ser estudos empíricos ou conceituais, com no máximo 10.000 palavras

Artigos de Revisão –  Podem ser estudos com anotações e críticas a literatura de um determinado campo do conhecimento do turismo, hospitalidade e lazer, com no máximo 10.000 palavras;

Notas de Pesquisa – São comunicações breves com relatos concisos, curtos sobre um tema específico de pesquisa, tópico, bem como desenvolvimento de uma teoria ou método, com no máximo 3000 palavras;

Ponto de Vista – Opinião e interpretação de um investigador com titulação obrigatória de Doutorado e/ou Estágio Pós-Doutoral para pesquisa e prática. Este tipo de manuscristo não deve exceder 3000 palavras;

Resenhas - Opinião e interpretação de um investigador com titulação obrigatória de Mestrado, Doutorado e/ou Estágio Pós-Doutoral. Ressalta-se na resenha científica a importância da síntese, da difusão, dos interesses, da obrigatoriedade de se propor um debate crítico, positivo ou negativo do que foi produzido anteriormente. 

Relatos de Extensão - Relatos de um projeto ou programa de extensão desenvolvido dentro de uma instituição de ensino superior, com foco na comunidade externa e relacionado ao turismo. 

Importante: a Ateliê do Turismo segue o processo de fluxo contínuo (na prática isso significa que à medida que um artigo esteja pronto e editorado, ele será publicado). Esta ação segue as tendências das publicações científicas internacionais, com exceção dos dossiês temáticos, cuja publicação depende da abertura de chamadas, propostas por um(a) ou mais organizadores(as). São aceitas contribuições em português, inglês e espanhol.