A cavalhada de Poconé, Mato Grosso: uma análise do não-lugar sob a ótica do turismo

  • Luciene Aparecida Castravechi IFPA
Palavras-chave: Cavalhada de Poconé. Mato Grosso. Turismo. Identidade. Não-Lugar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma relação entre a geografia e o turismo, a partir da apresentação destas disciplinas no decorrer do século XX. Buscamos apresentar os principais conceitos da geografia, como espaço e lugar, e relacioná-los metodologicamente com o recorte espacial do município de Poconé, no estado de Mato Grosso, Brasil por meio da sua tradicional festividade, conhecida como Cavalhada de Poconé. Tecemos análises sobre essa festa em relação à questão de identidade e memória, que é atribuída pela mídia e pelos governos municipal e estadual como um evento turístico que apresenta a Cavalhada atrelada à cultura e história da população do município de Poconé. Desse modo, esta pesquisa procura demonstrar que a Cavalhada de Poconé generaliza os aspectos da identidade e história como sendo um ato tradicional para disseminar a imagem de um atrativo turístico. A pesquisa nos fez perceber que a imagem da Cavalhada, difundida através da mídia e dos governos municipal e estadual como uma manifestação cultural e identitária da população de Poconé, é utilizada na propagação de um atrativo turístico que não tece relações de igualdade entre os grupos sociais de Poconé e reproduz um não-lugar.

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Biografia do Autor

Luciene Aparecida Castravechi, IFPA

Doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Gestora em Turismo pela Faculdade Integradas Norte do Paraná (UNOPAR). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).  E-mail: Luciene.castravechi@ifpa.edu.br

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Publicado
2020-12-15
Como Citar
Castravechi, L. A. (2020). A cavalhada de Poconé, Mato Grosso: uma análise do não-lugar sob a ótica do turismo. Ateliê Do Turismo, 4(2), 106-128. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/11069
Seção
ARTIGOS