Hospitalidade, acolhimento e amorosidade no turismo: uma análise bibliométrica

  • Vander Valduga Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Stella Antoniazzi Gardolinski Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Amanda Beatriz Cardoso Faria Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Júlia Lueneberger Kauling Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Turismo, Hospitalidade, Acolhimento, Amorosidade

Resumo

A hospitalidade é essencial para o turismo e seu estudo aprofunda-se a partir de domínios como o comercial, privado, urbano, social e doméstico. Estudos de hospitalidade estendem-se, também, para dois temas no contexto do turismo: acolhimento e amorosidade. O presente artigo objetivou explorar esses conceitos e analisar a criação de relacionamentos por meio da hospitalidade, do acolhimento e da amorosidade, bem como analisar a produção de trabalhos sobre turismo e amorosidade. O estudo baseou-se em uma análise bibliométrica, e seu processo metodológico contemplou uma revisão sistemática de literatura a partir do método de pesquisa exploratório dentro das bases de dados Publicações de Turismo (PubTur), Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc), Web of Science (WoS) e Google Acadêmico. Como resultado da pesquisa foi apresentado que a hospitalidade se inicia a partir do momento que o turista começa a pesquisar sobre sua viagem, as plataformas são o primeiro contato do viajante com o local e, portanto, precisam passar uma boa impressão. Constatou-se que a partir da hospitalidade, criam-se os sentimentos de empatia e fraternidade, deixando os turistas mais seguros e a vontade, então inicia-se a criação de relacionamentos interpessoais dentro das viagens, as ‘relações gratuitas’. Outrossim, a hospitalidade mostra-se benéfica em diversos âmbitos para os viajantes, pois aumenta a diversidade e proporciona trocas e compartilhamento. Concluiu-se que o acolhimento proporcionado pela hospitalidade juntamente com o sentimento de amorosidade transformam a experiência turística, além de provocar apreço pelo local visitado aumentando as chances de retorno.

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Biografia do Autor

Vander Valduga, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharel e mestre em Turismo. Doutor em Geografia. Pós doutor em hospitalidade. Professor da Universidade Federal do Paraná.

Stella Antoniazzi Gardolinski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Discente do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná.

Amanda Beatriz Cardoso Faria, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Discente do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná.

Júlia Lueneberger Kauling Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Discente do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado
2021-06-08
Como Citar
Valduga, V., Gardolinski, S. A., Faria, A. B. C., & Silva, J. L. K. (2021). Hospitalidade, acolhimento e amorosidade no turismo: uma análise bibliométrica. Ateliê Do Turismo, 5(2), 1-19. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12422
Seção
ARTIGOS