Serviços pet friendly nas redes hoteleiras de Paranaguá (PR)

Palavras-chave: Animais de Estimação, Turismo, Hotelaria, Litoral do Paraná

Resumo

Os serviços pet friendly estão se tornando mais comuns nos estabelecimentos comerciais e no turismo, o que facilita as pessoas realizarem lazer e viagens acompanhadas de seu animal de estimação. Com o crescimento do mercado pet no mundo e a aproximação afetuosa entre o homem e o animal, as pessoas passaram a viajar mais com seus pets, sendo assim, buscam por lugares que ofereçam serviços e infraestrutura para recebê-los. A hotelaria também aderiu aos serviços pet friendly, de modo que, são vistos por muitos empreendedores como uma oportunidade de se destacar no mercado, oferecendo produtos e serviços diferenciados. Diante disso, esse estudo teve como objetivo analisar os serviços pet friendly em duas redes hoteleiras em Paranaguá (PR) Ibis e Camboa, verificando a estrutura física e humana desses empreendimentos. Nesse sentido, o presente trabalho é um estudo de caso, a partir das observações in loco e de entrevistas semiestruturadas junto aos supervisores dos hotéis mencionados. Ademais, notou-se que apesar da existência de alguns serviços pet friendly, esses são poucos e precisam ser ampliados com base em um plano de serviços para um efetivo atendimento adequado e direcionado para as necessidades, desejos e anseios do público desse segmento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Silva, UFPR Litoral

Tecnóloga em Gestão de Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestranda em Turismo (UFPR). E-mail: drissa.silvah52@gmail.com

Lara Thassia Cordeiro, UFPR Litoral

Tecnóloga em Gestão de Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: larathassiac1999@gmail.com

Elizabete Sayuri Kushano, UFPR Litoral

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. (UFPR). Professora do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da UFPR, Setor Litoral. E-mail: xsayurix@gmail.com

Referências

Abinpet. (2022). Dados do mercado. Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. https://abinpet.org.br/dados-de-mercado

Alcock, J. (2016). Comportamento animal: uma abordagem evolutiva. Artmed Editora.

Apartmentguide (2019). Pets allowed vs pet-friendly: you need to know the difference. URL: https://www.apartmentguide.com/blog/pets-allowed-vs-pet-friendly-need-know-difference/

Assessoria. (n.d.). Guia Pet Friendly. Retrieved September 25, 2023, from https://guiapetfriendly.com.br/assessoria

Blog Gazin (2017). Tendência pet friendly na hotelaria. https://blog.gazinatacado.com.br/tendencia-pet-friendly-na-hotelaria/

Booking. (2022). Ibis Paranaguá. www.booking.com/hotel/br/ibis-paranagua.pt-br.html

Brasil. Lei n° 11.126. (2005, dezembro 27). Diário Oficial da União. Brasília.

Cadastur - Ministério do Turismo. (n.d.). Cadastur.turismo.gov.br. https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#

Caetano, E. C. S. (2010). As contribuições da TAA- Terapia Assistida por Animais à Psicologia (Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia). Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, Criciúma.

Cajueiro, R.L. P. (2015). Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático do estudante. 3ª. ed. Petrópolis. RJ: Vozes.

Castelli, G. (2001). Turismo: Atividade marcante. 4 ed. Caxias do Sul: EDUCS, P. 170-170.

Farias, E. de. J. (2017). A pintura rupestre para as artes visuais e para a história: Contribuições para a aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental 2. Universidade de Brasília – UnB: Cruzeiro do Sul- AC.

Ferrari, J. (2014). Patas Amigas [livro eletrônico]: Quando os cães se transformam em coterapeutas. 1 ed. Itu SP: FoxTablet Ltda.

Franzoi, M. F. dos S. (2018). O movimento pet friendly na hotelaria: uma análise da cidade de Curitiba-PR. In: Semana Paranaense De Turismo Da UFPR, 25., 2018, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, p. 1-11.

Franzoi, M. F. dos S. (2019). O movimento pet friendly na hotelaria: uma análise da cidade de Curitiba-PR. Projeto de Planejamento e Gestão em Turismo. Universidade Federal do Paraná.

Hotel Camboa. (2022). Camboa Hotéis Paranaguá. www.hotelcamboa.com.br/indexp

Hospedin. (s.d). Dicas de como ser pet friendly na hotelaria. www.blog.hospedin.com

IBGE. (2022). Pesquisa domiciliar sobre cães e gatos: humanização e padrões de consumo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. www.ibge.gov.br

Ibis Accor. (2022). Ibis Paranaguá. https://www.ibis.accor.com/brasil/index.pt-br.shtml

Ludwig, A.C.W. (2015). Fundamentos e práticas de metodologia científica. 3ªed. Petrópolis. RJ: Vozes.

Machado, B.L.; Pereira D. de F.T.; Oliveira, S.G. de; Cunha, T.A. da. (2017). Turismo e o segmento pet friendly: um estudo sobre o setor hoteleiro de Belo Horizonte - MG. Revista Hospitalidade. São Paulo, volume 14, n.02, p. 1-14.

Malhotra, N.K. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman.

Medeiros, R.A. de. (2014). A Aceitação dos “Pets” na Hotelaria da cidade do Rio de Janeiro. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal fluminense, Niterói.

Nunes, B. (2022, janeiro 24). 13 hospedagens pet friendly no Brasil para curtir com seu amigão de quatro patas. Blog Quanto Custa Viajar. https://quantocustaviajar.com/blog/hospedagens-petfriendly-no-brasil.

Pessanha, L.; Portilho, F. (2008). Comportamentos e padrões de consumo familiar em torno dos “pets”. ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. Novos Rumos da Sociedade de Consumo? Anais... IV, Rio de Janeiro/RJ.

Santos, J.Y.F. (2017). A Hospitalidade em Meios de Hospedagem Pet friendly: Uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Turismo), Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur). Institucional. https://secultur.paranagua.pr.gov.br/.

Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico. 24 ed. São Paulo: Cortez.

Shipman, P. (2010). The animal connection and human evolution. Current Anthropology, v. 51, n. 4, p. 519-538.

Voe News (2022). Hospitalidade para pets avança como critério para escolha de hotéis e restaurantes. https://voenews.com.br/2022/05/05/hospitalidade-para-pets-avanca-como-criterio-para-escolha-de-hoteis-e-restaurantes/

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento de métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.

Publicado
2023-10-23
Como Citar
Silva, A., Cordeiro, L. T., & Kushano, E. S. (2023). Serviços pet friendly nas redes hoteleiras de Paranaguá (PR). Ateliê Do Turismo, 7(2), 175 - 197. https://doi.org/10.55028/at.v7i2.17425
Seção
ARTIGOS