#Bonito: o destino Bonito (MS) na rede social Instagram a partir do marcador hashtag

Palavras-chave: Redes Sociais, Imagem, Turismo, Bonito

Resumo

Diversos são os destinos turísticos e os segmentos de mercado no cenário de concorrência global. Neste contexto de alta competitividade, a utilização de estratégias tecnológicas e a promoção de conexões com o cliente são fundamentais. Compreendendo que a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e a mídia digital podem trabalhar em conjunto com os espaços turísticos, no sentido de promover esses lugares, o presente artigo pretendeu analisar as postagens na rede social Instagram do destino turístico Bonito, a partir do marcador hashtag. Para tanto, em um primeiro momento, realizou-se o levantamento bibliográfico para a construção teórica dos temas abordados. Posteriormente, buscou-se monitorar os dados estatísticos das hashtags #bonitoms, #bonitomsoficial e #visitbonito por meio do software Keyhole; e analisar os comentários da postagem mais curtida de cada hashtag investigada. Desse modo, a pesquisa permitiu identificar a importância e dimensão que a rede social Instagram possui na divulgação e promoção de destinos na atualidade e compreender algumas das imagens projetadas e percebidas pelos turistas em relação ao destino estudado. Espera-se, assim, que a presente pesquisa possa trazer um compilado sobre a imagem do destino Bonito, por meio do Instagram, durante a pandemia do Covid-19 e, ainda, auxiliar no planejamento e gestão do marketing para esse destino.

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Biografia do Autor

Alana Patricia Espindola dos Santos

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). E-mail: alana_patricia98@hotmail.com

Camila Benatti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Professora do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). E-mail: camila.benatti@uems.br

Dores Cristina Grechi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professora do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). E-mail: doresgrechi@gmail.com

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Publicado
2023-05-23
Como Citar
Santos, A. P. E. dos, Benatti, C., & Grechi, D. C. (2023). #Bonito: o destino Bonito (MS) na rede social Instagram a partir do marcador hashtag. Ateliê Do Turismo, 7(1), 214-237. https://doi.org/10.55028/at.v7i1.17604
Seção
ARTIGOS